A mãe de um rapaz que teve um primeiro episódio maníaco pergunta ao seu psiquiatra qual seria a chance de ele voltar a ter episódios semelhantes.
O psiquiatra deve responder que as chances são próximas, nesse caso, de:
- A) 90%;
- B) 50%;
- C) 30%;
- D) 25%;
- E) 10%.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) 90%;
Gabarito Letra A
a) 90%;
b) 50%;
c) 30%;
d) 25%;
e) 10%.
Quando um indivíduo tem um episódio maníaco, as chances de outros episódios acontecer é de mais de 90%.
Os transtornos de humor podem ser unipolares (depressão maior, distimia) ou bipolares (transtorno bipolar tipo I, tipo II). Para que se possa caracterizar um quadro como de transtorno bipolar é necessário que haja pelo menos um episódio de humor expansivo ou irritável (episódio maníaco) e que não se caracterize como decorrente de condição médica geral (esclerose múltipla, acidente vascular cerebral)ou induzido por substância.Ainda, é difícil diferenciar entre alguns Transtornos Psicóticos (Transtorno Esquizoafetivo, Transtorno Delirante)e o Transtorno de Humor Bipolar, principalmente em adolescentes, pois alguns sintomas, como delírios grandiosos, irritabilidade, agitação, aparecem nos dois casos em seu início de curso. Ao contrário do Transtorno Bipolar, o Transtorno Esquizoafetivo e o Transtorno Delirante caracterizam-se por períodos de sintomas psicóticos que ocorrem na ausência de sintomas proeminentes de humor. A média de idade para o início do transtorno é de 20 anos, tanto para homens quanto para mulheres. E mais de 90% dos indivíduos que têm um Epidódio Maníaco único terão episódios futuros. Estudos sugerem que, em média, ocorram 4 episódios de humor maníaco e/ou depressivo em 10 anos. Apesar desses dados, é possível que muitos pacientes apresentem muito mais fases de um tipo do que de outro. Há aqueles que tiveram somente um episódio maníaco em toda a vida (o que já é suficiente para o diagnóstico de Transtorno Bipolar) ou então, outros que não apresentam fases depressivas, passam por fases maníacas e depois voltam a um humor considerado normal. Por isso o diagnóstico é feito a partir das características do humor maníaco. Já o Transtorno Bipolar do Tipo II caracteriza-se por fases maníacas menos acentuadas e momentos de depressão mais intensos. Como as fases maníacas são bem menos perceptíveis, muitos são diagnosticados como tendo episódios de depressão recorrentes e melhoras em alguns momentos.”
Nosso gabarito é Letra A
Fonte: Transtorno bipolar. Disponível em: https://www.ufrgs.br/psicopatologia/wiki/index.php?title=Transtorno_de_Humor_Bipolar
Deixe um comentário