Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considerando o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(_) A minoria dos pacientes com TOC tem traços obsessivos significativos pré-mórbidos.

(_) Na teoria psicanalítica freudiana clássica, o TOC foi denominado neurose obsessivo-compulsiva, sendo considerado uma regressão da fase edipiana à fase psicossexual anal do desenvolvimento.

(_) Em geral, o conteúdo dos pensamentos obsessivos está intimamente associado ao prognóstico do transtorno.

Resposta:

A alternativa correta é letra E) C - C - E.

Gabarito Letra E

 

(C) A minoria dos pacientes com TOC tem traços obsessivos significativos pré-mórbidos.

Certo! A estimativa é que apenas 30% dos pacientes tem esses traços significativos.

“Fatores de personalidade: A maioria das pessoas com TOC não têm sintomas compulsivos pré-morbidos (que são encontrados no transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva) e os mesmos não são necessários e nem suficientes para o desenvolvimento do transtorno obsessivo-compulsivo. Apenas 15-30% dos pacientes com TOC possuem esses traços obsessivos pré-mórbidos.”

 

 

(C) Na teoria psicanalítica freudiana clássica, o TOC foi denominado neurose obsessivo-compulsiva, sendo considerado uma regressão da fase edipiana à fase psicossexual anal do desenvolvimento.

Certo! Freud desenvolve seu conceito de neurose obsessiva a partir do caso do homem dos ratos.

“Na Psicanálise, o foco do tratamento está na infância e nos aspectos inconscientes que a permeiam. Iniciando com os ‘Três ensaios sobre a teoria da sexualidade’, Freud constrói sua teoria baseada nas fases de desenvolvimento psicossexual, sendo elas, fase oral, fase anal-sádica, fase fálica, período de latência e a fase genial. Por isso, “na neurose obsessiva, verifica-se, portanto, a intensificação do erotismo anal, o que aponta para um conjunto de estratégias de investimento pulsional, com consequências na forma de se relacional, de compreender o mundo e enfrentá-lo” (KRUG et al, 2016, p. 311). Nesta fase, o sujeito obtém gratificação na zona erógena anal, por isso as atividades de retenção e expulsão anais possuem um grande valor simbólico e pulsional (KRUG et al, 2016).”

  

(E) Em geral, o conteúdo dos pensamentos obsessivos está intimamente associado ao prognóstico do transtorno.

Errado. Não há associação do conteúdo dos pensamentos com o prognóstico. Relembre os fatores de risco e prognóstico:

Temperamentais. Mais sintomas internalizantes, afetividade negativa mais alta e inibição do comportamento na infância são possíveis fatores de risco temperamentais.

Ambientais. Abuso físico e sexual na infância e outros eventos estressantes ou traumáticos foram associados a um risco aumentado para o desenvolvimento de TOC. Algumas crianças podem desenvolver o início abrupto de sintomas obsessivo-compulsivos, o que foi associado a diferentes fatores ambientais, incluindo vários agentes infecciosos e uma síndrome autoimune pós-infecciosa.

Genéticos e fisiológicos. A taxa de TOC entre parentes de primeiro grau de adultos com o transtorno é aproximadamente duas vezes a de parentes de primeiro grau daqueles sem o transtorno; no entanto, entre os parentes de primeiro grau de indivíduos com início de TOC na infância ou adolescência, a taxa é aumentada em 10 vezes. A transmissão familiar deve-se, em parte, a fatores genéticos (p. ex., uma taxa de concordância de 0,57 para gêmeos monozigóticos vs. 0,22 para gêmeos dizigóticos). Disfunção no córtex orbitofrontal, no córtex cingulado anterior e no estriado tem sido mais fortemente envolvida.”

 

Assim, a sequência correta é C C E

Gabarito Letra E

 

Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *