A característica essencial é o medo ou ansiedade acentuado ou intenso desencadeado pela exposição real ou prevista a diversas situações. O diagnóstico requer que os sintomas ocorram em pelo menos duas das cinco situações seguintes: 1) usar transporte público, como automóveis, ônibus, trens, navios ou aviões; 2) permanecer em espaços abertos, como áreas de estacionamento, mercados ou pontes; 3) permanecer em locais fechados, como lojas, teatros ou cinemas; 4) permanecer em uma fila ou ficar em meio a uma multidão; ou 5) sair de casa sozinho (DSM-5).
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
- A) da agorafobia
- B) do transtorno de ansiedade social
- C) do transtorno de pânico
- D) do transtorno de ansiedade generalizada
- E) do transtorno de ansiedade de separação
Resposta:
A alternativa correta é letra A) da agorafobia
A característica essencial _________ é o medo ou ansiedade acentuado ou intenso desencadeado pela exposição real ou prevista a diversas situações. O diagnóstico requer que os sintomas ocorram em pelo menos duas das cinco situações seguintes: 1) usar transporte público, como automóveis, ônibus, trens, navios ou aviões; 2) permanecer em espaços abertos, como áreas de estacionamento, mercados ou pontes; 3) permanecer em locais fechados, como lojas, teatros ou cinemas; 4) permanecer em uma fila ou ficar em meio a uma multidão; ou 5) sair de casa sozinho (DSM-5).
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Aluno, que tal conhecermos um pouco sobre o assunto, para então analisarmos as alternativas?! Para isso, considere a análise desta questão dividida em duas partes:
1) Agorafobia: aspectos relevantes conforme o DSM-5
2) Análise das alternativas
1) Agorafobia: aspectos relevantes conforme o DSM-5
Sobre a Agorafobia, o DSM-5 (2014) elenca o seguinte:
- A característica essencial da agorafobia é o medo ou ansiedade acentuado ou intenso desencadeado pela exposição real ou prevista a diversas situações. O diagnóstico requer que os sintomas ocorram em pelo menos duas das cinco situações seguintes: 1) uso de transporte público, como automóveis, ônibus, trens, navios ou aviões; 2) permanecer em espaços abertos, como áreas de estacionamento, mercados ou pontes; 3) permanecer em locais fechados, como lojas, teatros ou 20 cinemas; 4) permanecer em uma fila ou ficar em meio a uma multidão; ou 5) sair de casa sozinho.
- No mais recente Manual de Diagnóstico para Transtornos Mentais, o DSM V, a “síndrome do pânico” passou a ser denominada “Transtorno do Pânico”. Apesar desta atualização (além de outras pequenas alterações) os critérios diagnósticos para esse tipo de transtorno, praticamente mantiveram-se os mesmos. Sobre este assunto destacamos dois pontos relevantes:
-No DSM V, “Transtorno do Pânico” pode ser diagnosticado com ou sem a presença de “agorafobia”. Diz o Manual: “se a agorafobia está presente, um diagnóstico adicional de agorafobia é estabelecido.” (DSM V, 2014, p. 210)
-No novo Manual, DSM V, “Transtorno do Pânico” e “Agorafobia” foram tratados como duas categorias distintas.
2) Análise das alternativas
a) da agorafobia
CORRETA. A alternativa indica a nomenclatura do quadro mental que preenche corretamente a lacuna requerida pelo enunciado conforme o DSM-5 (2014), portanto, opção VERDADEIRA.
b) do transtorno de ansiedade social
INCORRETO. Segundo o DSM-5 (2014):
“Os indivíduos com agorafobia podem ter medo ou evitar situações sociais (p. ex., ir ao cinema) porque escapar pode ser difícil ou o auxílio pode não estar disponível no caso de incapacitação ou sintomas do tipo pânico, enquanto os indivíduos com transtorno de ansiedade social têm mais medo da avaliação dos outros.”
c) do transtorno de pânico
INCORRETO. Conforme o DSM-5 (2014):
“Transtorno de pânico se refere a ataques de pânico inesperados recorrentes”
d) do transtorno de ansiedade generalizada
INCORRETA. Considerando o Transtorno de ansiedade generalizada, conforme Louzã Neto & Cols. (2011, p. 180):
“O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é caracterizado por sintomas ansiosos persistentes que afetam uma ampla variedade de comportamentos nas mais diversas situações cotidianas. Essas manifestações podem variar ao longo da vida e incluem sintomas de tensão motora com tremores, incapacidade para relaxar, fadiga e cefaleia; sintomas de hiperatividade autonômica, como palpitações, sudorese, tontura, ondas de frio ou calor, falta de ar e urgência miccional; e sintomas de hipervigilância, como insônia, irritabilidade e dificuldade de concentração.”
e) do transtorno de ansiedade de separação
INCORRETA. Segundo o DSM-5 (2014):
“A característica essencial do transtorno de ansiedade de separação é o medo ou a ansiedade excessivo envolvendo a separação de casa ou de figuras de apego. A ansiedade excede o esperado com relação ao estágio de desenvolvimento do indivíduo.”
_______________
Fonte consultada:
Transtornos da personalidade [recurso eletrônico] / Mario Rodrigues Louzã Neto ... [et al.]. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2011.
Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Deixe um comentário