Analise o texto sobre traumatismo psíquico a seguir.
“Um traumatismo psíquico (…) corresponde a um acontecimento suscetível de levar à morte, causando ferimentos e lesões corporais importantes no sujeito ou em seus próximos. (…) Em face desses acontecimentos, pode ocorrer uma reação imediata, o estado de estresse agudo.” (Marcelli & Cohen, 2010, p. 397).
Sobre o transtorno de estresse pós-traumático na criança, é CORRETO afirmar que
- A) é um transtorno que acontece durante o acontecimento estressor e depende do nível de maturidade psicológica da criança.
- B) é um transtorno que associa três tipos de manifestações: síndrome de repetição, manifestações de evitação, e sintomas de hiperatividade neurovegetativa, podendo, na criança, ter especificidades semiológicas.
- C) é um transtorno que provoca dificuldades de adaptação, mas que nunca chega a ser incapacitante.
- D) não é necessário estabelecer uma correlação entre o acontecimento e os sintomas para um diagnóstico na abordagem psicopatológica.
- E) na avaliação psicológica, dificilmente se verifica a revivescência-reminiscência do traumatismo ou a repetição de brincadeiras.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) é um transtorno que associa três tipos de manifestações: síndrome de repetição, manifestações de evitação, e sintomas de hiperatividade neurovegetativa, podendo, na criança, ter especificidades semiológicas.
Sobre o transtorno de estresse pós-traumático na criança, é CORRETO afirmar que
A questão está baseada no seguinte texto:
"Transtorno de estresse pós-traumático na criança
Introduzido em 1980 nas classificações DSM, o transtorno de estresse pós-traumático na criança (TEPT) sobrevém nas semanas que se seguem a um traumatismo grave que a criança sofreu (por exemplo, rapto) ou do qual foi espectadora. Vários parâmetros devem ser observados para avaliar a reação: natureza do traumatismo, intensidade e duração da exposição, eventual recorrência, idade e sexo da criança (as meninas apresentariam mais sintomas que os meninos), nível de maturidade psicológica, qualidade dos vínculos familiares, nível socioeconômico e cultural, reação individual ou grupal (quando o colega de classe sofre um traumatismo: acidente automobilístico, etc.) (Pfefferbaum, 1997).
As pesquisas epidemiológicas nos Estados Unidos avaliam a prevalência pontual do TEPT na criança em 1 a 4% (Kessler et al., 1995) e a prevalência contínua até os 18 anos em cerca de 6% (Giaconia et al., 1995).
Assim como no adulto, esse transtorno associa três ordens de manifestações:
- uma síndrome de repetição;
- manifestações de evitação;
- sintomas de hiperatividade neurovegetativa, mas que na criança podem ter particularidades semiológicas.
Recordemos que essas perturbações duram mais de um mês e começam nos três meses seguintes ao traumatismo. O conjunto resulta em um estado de sofrimento psíquico que trava as capacidades de adaptação."
Fonte: "Infância e Psicopatologia" (Marcelli e Cohen)
Com isso, encontramos a resposta na Letra B.
a) é um transtorno que acontece durante o acontecimento estressor e depende do nível de maturidade psicológica da criança.
b) é um transtorno que associa três tipos de manifestações: síndrome de repetição, manifestações de evitação, e sintomas de hiperatividade neurovegetativa, podendo, na criança, ter especificidades semiológicas.
c) é um transtorno que provoca dificuldades de adaptação, mas que nunca chega a ser incapacitante.
d) não é necessário estabelecer uma correlação entre o acontecimento e os sintomas para um diagnóstico na abordagem psicopatológica.
e) na avaliação psicológica, dificilmente se verifica a revivescência-reminiscência do traumatismo ou a repetição de brincadeiras.
Deixe um comentário