Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Analise o caso de Paula

Paula raramente havia interagido com qualquer pessoa fora de sua família. Ir para a escola era muito difícil e à medida que seus contatos sociais diminuíam, seus dias tornavam – se vazios e enfadonhos. Ela dizia que se sentia como se tivesse mergulhando em um buraco profundo e escuro do qual não conseguia sair. Olhava-se no espelho e achava que era a criatura mais feia do mundo. Aos 16 anos, na profundeza de seu desespero, Paula chorava durante horas. Começou a beber um copo de vinho no jantar que a deixava calma por um tempo, tentando qualquer coisa que a deixasse mais calma e uma pessoa mais funcional. Por muitos anos, de tanto pensar em suicídio como solução, chegou até cortar os pulsos numa das vezes. Ela estava constantemente irritada e frustrada (Barrow & Durand, 2011).

A partir do caso relatado acima, o que é possível dizer sobre o diagnóstico e os sintomas de Paula?

Resposta:

A alternativa correta é letra E) Trata-se de um caso de depressão, com sintomas afetivos, como de menos-valia, indecisão, perda de energia e anedonia.

   

  

  

A partir do caso relatado acima, o que é possível dizer sobre o diagnóstico e os sintomas de Paula?

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Katie atie era uma garota atraente, mas muito tímida, de 16 que chegou à nossa clínica com seus pais. Em
função de sua ansiedade social considerável, Katie, por muitos anos, raramente havia interagido com qualquer pessoa fora de sua família. Ir para a escola foi difícil e, à medida que seus contatos sociais diminuíam, seus dias se tornavam vazios e enfadonhos. Quando tinha 16 anos, uma profunda e abrangente depressão bloqueava o sol de sua vida. Aqui está sua descrição posterior sobre o assunto:

 

'A experiência da depressão é como cair em um buraco profundo e escuro, do qual você não consegue sair. Você grita enquanto você cai, mas parece que ninguém ouve. Em certos dias, você flutua para cima sem esforço; em outros, deseja bater no fundo de tal maneira que nunca venha a cair novamente. A depressão afeta o modo como interpreta os eventos. Ela influencia a maneira como você se percebe e como vê outras pessoas. Lembro-me de olhar para o espelho e achar que eu era a criatura mais feia do mundo. Depois, quando alguns destes pensamentos voltavam, aprendi a me lembrar que eles não me tinham ocorrido no dia anterior e que a probabilidade era de que eles não surgissem no dia seguinte ou no próximo. É algo um pouco parecido à espera da mudança do tempo'."

 

Fonte: "Psicopatologia: uma abordagem integrada" (Barlow e Durand)

 

Com isso, nota-se que é um caso de depressão. Encontramos a resposta na Letra E.


a)  Paula parece sofrer Transtorno de Ansiedade Generalizado, com sintomas que incluem: sensação de estar no limite, facilmente fatigada, irritabilidade, tensão muscular, ansiedade e preocupação excessiva.


b)  O caso descreve sintomas de disfunções emocionais e cognitivas, comportamento confuso e emoções inapropriadas, caracterizando o diagnóstico de esquizofrenia.


c)  O caso descreve episódios de intensa tristeza, mas que, por ter havido episódio de tentativa de suicídio, demonstra atividade maníaca, descrevendo um caso típico de Transtorno Bipolar.


d)  Paula tem muitas dificuldades de interagir, estar em público, parecendo ter medo da avaliação dos outros no seu desempenho social, esquivando-se dessas situações. Este é um caso que caracteriza o diagnóstico de Fobia Social.


e)  Trata-se de um caso de depressão, com sintomas afetivos, como de menos-valia, indecisão, perda de energia e anedonia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *