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Sobre a Psicopatologia da criança e do adolescente existem os transtornos mentais que se configuram, dentre os mais prevalentes na infância e na adolescência, concordantemente com as diretrizes do Manual Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5, e CID 10. O Transtorno DSM-5 (APA, 2014), se caracteriza pela perseverante presença de desatenção e/ou hiperatividade que destoa do esperado para a fase do desenvolvimento em que a pessoa se encontra, acarretando significativo prejuízo funcional. Ele tem início na infância e seus sintomas devem se fazer presentes em mais de um ambiente. (WHITBOURNE E HALGIN, 2015).

Sobre o transtorno supracitado, trata-se de:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH).

   

  

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"O presente artigo se constitui em uma revisão bibliográfica sobre transtornos mentais em crianças e adolescentes e seus respectivos tratamentos farmacológicos, abrangendo três psicopatologias da infância e da adolescência: o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, Transtornos de Ansiedade e Transtornos Disruptivos, do Controle de Impulsos e da Conduta

(...)

 

3. TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE

 

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, popularmente conhecido como TDAH, é definido, de acordo com o DSM-5 (APA, 2014), pela perseverante presença de desatenção e/ou hiperatividade que destoa do esperado para a fase do desenvolvimento em que a pessoa se encontra, acarretando significativo prejuízo funcional. Ele tem início na infância e seus sintomas devem se fazer presentes em mais de um ambiente.

 

Para o diagnóstico, segundo Whitbourne e Halgin (2015), é de suma relevância distinguir os três subtipos desse transtorno. Declara-se que o TDAH é do “tipo combinado” quando o critério de desatenção é preenchido juntamente com o critério de hiperatividade. Já o TDAH do “tipo predominantemente desatento” é diagnosticado quando apenas o critério para desatenção é satisfeito. Enquanto o terceiro subtipo, “tipo predominantemente hiperativo/impulsivo”, se refere ao preenchimento do critério de hiperatividade/impulsividade somente. E aqui, enfatiza-se que os subtipos são determinados levando em conta os últimos seis meses.

 

4. TRANSTORNOS DE ANSIEDADE

 

Os transtornos de ansiedade constituem um dos grupos de doenças psiquiátricas mais comuns e predominantes na população, possuindo, como prevalência global em 12 meses, uma taxa de 18,1% (WHITBOURNE e HALGIN, 2015).

 

Esta categoria, em conformidade com o DSM-5 (APA, 2014, p.189), diz respeito à transtornos mentais que configuram o medo e a ansiedade como característica fundamental. Em vista disso, é relevante diferenciar os dois conceitos, compreendendo medo como “resposta emocional a ameaça iminente real ou percebida” e definindo ansiedade pela “antecipação de ameaça futura”.

(...)

5.TRANSTORNOS DISRUPTIVOS, DO CONTROLE DE IMPULSOS E DA CONDUTA

 

Primeiramente, é importante apresentar, em consonância com o DSM-5 (APA, 2014), que os transtornos disruptivos, do controle de impulsos e da conduta dizem respeito à uma categoria que possui como característica substancial a grande dificuldade no controle de emoções e comportamentos, sendo que esta é expressada com a violação dos direitos dos outros e/ou com significativos atritos com regras sociais e figuras de autoridade."

 

Fonte: "Psicopatologias na Infância e na Adolescência" (Poisk et al.)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra A.

 

Sobre o transtorno supracitado, trata-se de:


a)  Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH).
b)  Transtornos Disruptivos.
c)  Transtornos de Ansiedade.
d)  Transtorno do Controle de Impulsos e da Conduta.

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