A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto a sua utilização nas turmas comuns do ensino regular.
https://todospelaeducacao.org.br/noticias
A educação especial surgiu com muitas lutas, organizações e leis favoráveis aos deficientes. A educação inclusiva começou a ganhar força mundialmente a partir da Declaração de Salamanca – 1994, documento da ONU. A partir deste entendimento, responda a questão a seguir.
As barreiras que afetam o processo de aprendizagem escolar podem partir de diversas origens: cultural, socioeconômica, familiar, cognitiva, emocional, etc. A dificuldade de aprendizagem, diferente dos distúrbios, não se refere a dificuldades específicas, e sim na defasagem genérica e abrangente referente a aquisição e /ou automatização de uma ou mais competências. É apenas um sintoma de que existe um déficit de aprendizagem. A mudança da casa, problemas familiares, bullying e outros fatores podem influenciar muito no desenvolvimento escolar do aluno e criar os mais diversos problemas de aprendizagem. Alguns problemas mais graves podem surgir a partir disso, como a dificuldade de concentração, que pode dar origem à/ao
www,telavita.com.br
- A) Dislexia.
- B) Disgrafia.
- C) Superdotação.
- D) Discalculia.
- E) Transtorno Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Transtorno Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Gabarito Letra E
a) Dislexia. b) Disgrafia. c) Superdotação. d) Discalculia. e) Transtorno Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
A dificuldade de concentração não é característica dos transtornos específicos de aprendizagem, como a dislexia, disgrafia e discalculia, nem da superdotação. Só faz parte do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
“As barreiras que afetam o processo de aprendizagem escolar podem partir de diversas origens: cultural, socioeconômica, familiar, cognitiva, emocional, etc. A dificuldade de aprendizagem, diferente dos distúrbios, não se refere a dificuldades específicas, e sim na defasagem genérica e abrangente referente a aquisição e /ou automatização de uma ou mais competências. É apenas um sintoma de que existe um déficit de aprendizagem.
A mudança da casa, problemas familiares, bullying e outros fatores podem influenciar muito no desenvolvimento escolar do aluno e criar os mais diversos problemas de aprendizagem. Alguns problemas mais graves podem surgir a partir disso, como a dificuldade de concentração, que pode dar origem ao Transtorno Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
O TDAH é um transtorno de característica neurobiológica, onde sua manifestação ocorre por propensão genética, e ele acompanha a pessoa por toda sua vida, podendo ser controlado. Quem o possui, costuma apresentar atitudes impulsivas, hiperativas, descontrole emocional e falta de atenção. Quando não tratado, o paciente terá uma grande dificuldade de se relacionar e alcançar os objetivos de sua vida, pois não consegue se concentrar, manter o foco e esquecem facilmente de suas tarefas e obrigações, além de terem acessos de raiva e agressividade.
Nosso gabarito é Letra E
Fonte: Entenda a diferença entre dificuldade de aprendizagem e transtorno de aprendizagem. Disponível em: https://www.telavita.com.br/blog/diferenca-dificuldade-e-transtorno-de-aprendizagem/
Deixe um comentário