Com base no DSM – 5, sobre o Transtorno do Jogo pela Internet e suas características, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) É um padrão de jogo excessivo e prolongado que resulta em um grupo de sintomas cognitivos e comportamentais, incluindo a progressiva perda de controle sobre o jogo, tolerância e abstinência, análogos aos sintomas dos transtornos por uso de substâncias.
( ) Uso excessivo continuado de jogos apesar do indivíduo ter conhecimento dos problemas psicossociais gerados.
( ) Atitude como enganar membros da família, terapeuta ou outros em relação à quantidade dos jogos faz parte do critério diagnóstico.
( ) Indivíduos com o transtorno, continuam a se envolver em atividades de jogo apesar de colocar em risco ou perder um relacionamento, emprego, oportunidade educacional ou de carreira significativa.
- A) V – F – V – V.
- B) V – V – V – V.
- C) F – V – F – V.
- D) V – F – V – F.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) V – V – V – V.
Gabarito: Letra B
(V) É um padrão de jogo excessivo e prolongado que resulta em um grupo de sintomas cognitivos e comportamentais, incluindo a progressiva perda de controle sobre o jogo, tolerância e abstinência, análogos aos sintomas dos transtornos por uso de substâncias.
Verdadeiro! Afirmativa traz redação idêntica a do manual:
“O transtorno do jogo pela internet é um padrão de jogo pela internet excessivo e prolongado que resulta em um grupo de sintomas cognitivos e comportamentais, incluindo a progressiva perda de controle sobre o jogo, tolerância e sintomas de abstinência, análogos aos sintomas dos transtornos por uso de substâncias.”
(V) Uso excessivo continuado de jogos apesar do indivíduo ter conhecimento dos problemas psicossociais gerados.
Verdadeiro! Esse é um sintoma característico do transtorno:
Uso persistente e recorrente da internet para envolver-se em jogos, frequentemente com outros jogadores, levando a prejuízo clinicamente significativo ou sofrimento conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes sintomas em um período de 12 meses:
1. Preocupação com jogos pela internet. (O indivíduo pensa na partida anterior do jogo ou antecipa a próxima partida; o jogo pela internet torna-se a atividade dominante na vida diária.) Nota: Este transtorno é distinto dos jogos de azar pela internet, que estão inclusos no transtorno de jogo.
2. Sintomas de abstinência quando os jogos pela internet são retirados. (Esses sintomas são tipicamente descritos como irritabilidade, ansiedade ou tristeza, mas não há sinais físicos de abstinência farmacológica.)
3. Tolerância – a necessidade de passar quantidades crescentes de tempo envolvido nos jogos pela internet.
4. Tentativas fracassadas de controlar a participação nos jogos pela internet.
5. Perda de interesse por passatempos e divertimentos anteriores em consequência dos, e com a exceção dos, jogos pela internet.
6. Uso excessivo continuado de jogos pela internet apesar do conhecimento dos problemas psicossociais.
7. Enganou membros da família, terapeutas ou outros em relação à quantidade do jogo pela internet.
8. Uso de jogos pela internet para evitar ou aliviar um humor negativo (p. ex., sentimentos de desamparo, culpa, ansiedade).
9. Colocou em risco ou perdeu um relacionamento, emprego ou oportunidade educacional ou de carreira significativa devido à participação em jogos pela internet.”
(V) Atitude como enganar membros da família, terapeuta ou outros em relação à quantidade dos jogos faz parte do critério diagnóstico.
Verdadeiro! Vimos essa informação no item 7 dos critérios diagnósticos.
(V) Indivíduos com o transtorno, continuam a se envolver em atividades de jogo apesar de colocar em risco ou perder um relacionamento, emprego, oportunidade educacional ou de carreira significativa.
Verdadeiro!
“Como ocorre com os transtornos relacionados a substâncias, indivíduos com transtorno do jogo pela internet continuam a se sentar diante de um computador e a se envolver em atividades de jogo apesar da negligência a outras atividades. Eles geralmente dedicam 8 a 10 horas ou mais por dia a essa atividade e ao menos 30 horas por semana. Caso sejam impedidos de usar um computador e retornar ao jogo, eles se tornam agitados e revoltados. Frequentemente permanecem longos períodos sem se alimentar ou dormir. Obrigações normais, como escola ou trabalho, ou obrigações familiares são negligenciadas”
Assim, a sequência correta é V V V V
Nosso gabarito é Letra B.
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
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