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Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada tipo de alteração do pensamento a seu respectivo conceito (DALGALARRONDO, 2018).

Coluna 1
1. Pensamento dereístico.
2. Pensamento concreto.
3. Pensamento mágico.
4. Pensamento deficitário.

 

Coluna 2
( ) Tipo de pensamento no qual não ocorre a distinção entre a dimensão abstrata, simbólica e a dimensão concreta, imediata, dos fatos.
( ) Pressupõe que a uma relação puramente subjetiva de ideias corresponda uma associação objetiva de fatos.
( ) Tende a apresentar raciocínio concreto; os conceitos são escassos e utilizados em sentido mais literal que abstrato ou metafórico.
( ) Tipo de pensamento que se opõe marcadamente ao pensamento crítico e realista, o qual se submete à lógica e à realidade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) 2 – 3 – 4 – 1.

Gabarito: Letra B

(2) Tipo de pensamento no qual não ocorre a distinção entre a dimensão abstrata, simbólica e a dimensão concreta, imediata, dos fatos.

Esse é o pensamento concreto:

Pensamento concreto ou concretismo: Trata-se de um tipo de pensamento no qual não ocorre a distinção entre dimensão abstrata e simbólica e dimensão concreta e imediata dos fatos. O indivíduo não consegue entender ou utilizar metáforas, o pensamento é muito aderido ao nível sensorial da experiência. Faltam, ao pensamento concreto, aspectos do desenvolvimento do pensamento, como a ironia, o subentendido, o duplo sentido, bem como categorias abstratas de modo geral. Tanto os indivíduos com deficiência mental (principalmente) como os pacientes dementados e esquizofrênicos graves podem apresentar concretismo.”


(3) Pressupõe que a uma relação puramente subjetiva de ideias corresponda uma associação objetiva de fatos.

Esse é o pensamento mágico.

Pensamento mágico: É o tipo de pensamento que fere frontalmente os princípios da lógica formal, bem como os indicativos e imperativos da realidade. O pensamento mágico segue os desígnios dos desejos, das fantasias e dos temores, conscientes ou inconscientes, do sujeito, adequando a realidade ao pensamento, e não o contrário. (...) O pensamento mágico pressupõe que a uma relação puramente subjetiva de idéias corresponda uma associação objetiva de fatos. As associações fortuitas, ocasionais, entre idéias seriam equivalentes a relações realmente causais entre os fenômenos (Montero, 1990). O pensamento mágico seria mais comum entre as crianças (embora nelas, de modo geral, predomine uma visão realista).”


(4) Tende a apresentar raciocínio concreto; os conceitos são escassos e utilizados em sentido mais literal que abstrato ou metafórico.

Esse é o pensamento deficitário:

Pensamento deficitário (ou oligofrênico): É um pensamento de estrutura pobre e rudimentar. O indivíduo tende ao raciocínio concreto; os conceitos são escassos e utilizados em sentido mais literal que abstrato ou metafórico. A abstração apenas ocorre com dificuldade, sem consistência ou grande alcance. Não há falta, porém, da generalização e da utilização da memória, sempre vinculadas às necessidades mais imediatas do sujeito. Há pouca flexibilidade na aplicação de regras e conceitos aprendidos. Não há distinção pormenorizada e precisa de categorias como essencial e supérfluo; necessário ou acidental; causa e efeito; o todo e as partes; o real e o imaginário; o concreto e o simbólico”


(1) Tipo de pensamento que se opõe marcadamente ao pensamento crítico e realista, o qual se submete à lógica e à realidade.

Esse é o pensamento dereístico:

“O pensamento dito dereístico, algo semelhante ao pensamento mágico, é um tipo de pensamento que se opõe marcadamente ao pensamento realista, o qual se submete à lógica e à realidade. Aqui, o pensamento só obedece à lógica e à realidade naquilo que interessa ao desejo do indivíduo, distorcendo a realidade para que esta se adapte aos seus anseios. No pensamento dereístico, o pensar volta-se muito mais ao mundo interno do sujeito, suas fantasias e seus sonhos, manifestando-se como um devaneio, no qual tudo é possível e favorável ao indivíduo”

Assim, a sequência correta é 2 – 3 – 4 – 1.

Gabarito Letra B

Referência

Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 

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