Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Mais de 70% dos programas de transplante no mundo, influenciados por pesquisas no campo da psiquiatria, reconhecem critérios psiquiátricos de exclusão absoluta para transplante cardíaco (PEREIRA, 2010), quais sejam:

 

I. Esquizofrenia com sintomas psicóticos agudos, demência e retardo mental.

 

II. História pregressa de diversas perdas, múltiplas tentativas de suicídio e distúrbio de conduta.

 

III. Ideação suicida, histórico de múltiplas tentativas de suicídio, abuso alcoólico e outras dependências químicas.

 

Quais estão corretas?

Resposta:

A alternativa correta é letra E) Apenas I e III.

Gabarito: Letra E

Antes de ver as afirmativas, vamos ver o que o autor mencionado fala sobre o assunto:

“Um levantamento constata que mais de 70% dos programas de transplante no mundo reconhecem, como critérios de exclusão absoluta, para este procedimento, as seguintes condições mentais: esquizofrenia com sintomas psicóticos agudos, ideação suicida, histórico de múltiplas tentativas de suicídio, demência, retardo mental severo (coeficiente de inteligência menor que 50), abuso alcoólico e outras dependências químicas, ainda em curso no momento da avaliação (Levenson & Olbrisch, 1993; Olbrisch & Levenson, 1991).

Estas recomendações são levadas em conta em nosso país, conforme recomendações das Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia para Transplante Cardíaco. Todavia, conforme já constatamos em trabalhos anteriores, com exceção do abuso e/ou dependência alcoólica, são condições mentais raras neste tipo de amostra (Pereira, 1998, 2000 a, 2000 b, 2002 a, 2002b).

Outras categorias diagnósticas, tais como: desordens de personalidade, especificamente as do tipo anti-social e borderline são tratadas como de risco para a situação. Pressupomos aqui, que isto se deva ao comportamento irresponsável, impulsivo e autodestrutivo, implícito nestas duas categorias, incompatível com a disciplina imposta pelo tratamento e o alto grau de adesão aos procedimentos da equipe (Stilley et al, 2005).

Incluem-se, ainda, entre os fatores de contra-indicação para transplante cardíaco: obesidade e tabagismo e outras categorias não classificadas no DSM tais como: a presença de expectativas irreais em relação ao procedimento, história de não adesão ao tratamento médico, falta de suporte social e familiar.” 

Certo! Todos esses são critérios psiquiátricos de exclusão absoluta para transplante cardíaco.

Errado. História pregressa de diversas perdas e distúrbio de conduta não são critérios psiquiátricos de exclusão absoluta para transplante cardíaco.

Certo! Todos esses também são critérios psiquiátricos de exclusão absoluta para transplante cardíaco.

Assim, apenas I e III estão corretas

Gabarito Letra E

Fonte: Transplante cardíaco: o ninho da Fênix. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-28112006-180300/publico/Pereira_Ana_Augusta_Doutorado.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *