Sobre os aspectos clínicos do Transtorno do Espectro Autista, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Com a aplicação das regras elaboradas no DSM-5, o diagnóstico de TEA passa a pressupor uma definição a partir de duas categorias: de um lado a alteração na comunicação e no outro, a presença de comportamentos repetitivos e estereotipados.
II. Quanto ao estado de gravidade, o TEA tem suas características separadas por níveis, sendo o nível 3 o de maior comprometimento nas categorias.
III. Instrumentos padronizados de diagnóstico do comportamento, entrevista com cuidadores, questionários e medidas de observação clínica podem aumentar a confiabilidade do diagnóstico ao longo do tempo.
IV. Alguns indivíduos no TEA, desenvolvem comportamento motor semelhante à catatonia, embora não costume alcançar a seriedade de um episódio catatônico, sendo esse risco mais evidente nos anos da adolescência.
- A) Apenas I, II e III estão corretas.
- B) Apenas II, III e IV estão corretas.
- C) Apenas I e IV estão corretas.
- D) Todas estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Todas estão corretas.
Gabarito Letra D
Certo! Os critérios principais para o diagnóstico do TEA são os Déficits persistentes na comunicação social e na interação social e os Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.
Certo! No nível 1 de gravidade, o indivíduo exige apoio para suas atividades, no nível 2, esse apoio exigido é substancial, enquanto no nível 3 o apoio é muito substancial.
Certo! Considerando que o diagnóstico de TEA é clínico, esses são instrumentos fundamentais.
“O Critério D exige que as características devam ocasionar prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo no presente. O Critério E especifica que os déficits de comunicação social, ainda que algumas vezes acompanhados por deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual), não estão alinhados com o nível de desenvolvimento individual e que os prejuízos excedem as dificuldades esperadas com base no nível do desenvolvimento. Instrumentos padronizados de diagnóstico do comportamento, com boas propriedades psicométricas, incluindo entrevistas com cuidadores, questionários e medidas de observação clínica, estão disponíveis e podem aumentar a confiabilidade do diagnóstico ao longo do tempo e entre clínicos.”
Certo!
“Adolescentes e adultos com transtorno do espectro autista são propensos a ansiedade e depressão. Alguns indivíduos desenvolvem comportamento motor semelhante à catatonia (lentificação e “congelamento” em meio a ação), embora isso tipicamente não costume alcançar a magnitude de um episódio catatônico. É possível, porém, que indivíduos com transtorno do espectro autista apresentem deterioração acentuada em sintomas motores e um episódio catatônico completo com sintomas como mutismo, posturas atípicas, trejeitos faciais e flexibilidade cérea. O período de risco de catatonia comórbida parece ser maior nos anos de adolescência.”
Assim, todos os itens estão corretos.
Gabarito Letra D
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Deixe um comentário