A dificuldade de aprendizagem envolve uma série de desordens que impedem que uma pessoa aprenda no mesmo ritmo de quem não apresenta o transtorno. Mas vale ressaltar que não se trata apenas de uma dificuldade pontual, relacionada ao aprendizado de um determinado tema. Isso, aliás, é bem comum e afeta a maioria das pessoas.
De acordo com os tipos mais comuns de dificuldade de aprendizagem, enumere de 1 a 3 os parênteses:
(1) Dislexia.
(2) Disgrafia.
(3) TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade).
( ) Geralmente se manifesta na infância, está relacionado a uma série de problemas, como autoestima baixa, problemas em relacionamentos e dificuldades na escola.
( ) Distúrbio é caracterizado pela dificuldade na fluência da escrita em diversos aspectos. Ele, geralmente, está relacionado com problemas psicomotores.
( ) Um transtorno de aprendizado de origem neurobiológica e que tem como principal característica a dificuldade para ler e escrever. Os alunos que apresentam esse distúrbio não reconhecem de maneira precisa e fluente as palavras, o que interfere na sua habilidade de decodificar e soletrar, também.
A sequência CORRETA é:
- A) 3 – 2 – 1.
- B) 1 – 2 – 3.
- C) 2 – 3 – 1.
- D) 3 – 1 – 2.
- E) 2 – 1 – 3.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) 3 – 2 – 1.
Gabarito: Letra A
(3) Geralmente se manifesta na infância, está relacionado a uma série de problemas, como autoestima baixa, problemas em relacionamentos e dificuldades na escola.
É o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é um transtorno que começa na infância e muitas vezes gera problemas de relacionamento e dificuldades na escola.
“O TDAH começa na infância. A exigência de que vários sintomas estejam presentes antes dos 12 anos de idade exprime a importância de uma apresentação clínica substancial durante a infância. Ao mesmo tempo, uma idade de início mais precoce não é especificada devido a dificuldades para se estabelecer retrospectivamente um início na infância. As lembranças dos adultos sobre sintomas na infância tendem a não ser confiáveis, sendo benéfico obter informações complementares. (...) O TDAH está associado a desempenho escolar e sucesso acadêmico reduzidos, rejeição social e, nos adultos, a piores desempenho, sucesso e assiduidade no campo profissional e a maior probabilidade de desemprego, além de altos níveis de conflito interpessoal. Crianças com TDAH apresentam uma probabilidade significativamente maior do que seus pares para desenvolver transtorno da conduta na adolescência e transtorno da personalidade antissocial na idade adulta, aumentando, assim, a probabilidade de transtornos por uso de substâncias e prisão. O risco subsequente para transtornos por uso posterior de substâncias é alto, especialmente quando se desenvolve transtorno da conduta ou transtorno da personalidade antissocial. Indivíduos com TDAH são mais propensos a sofrer lesões do que seus colegas. Acidentes e violações de trânsito são mais frequentes em condutores com o transtorno. Pode haver probabilidade aumentada de obesidade entre indivíduos com TDAH.”
(2) Distúrbio é caracterizado pela dificuldade na fluência da escrita em diversos aspectos. Ele, geralmente, está relacionado com problemas psicomotores.
A dificuldade na escrita é a disgrafia. Dis vem de desvio, e grafia de escrita.
(1) Um transtorno de aprendizado de origem neurobiológica e que tem como principal característica a dificuldade para ler e escrever. Os alunos que apresentam esse distúrbio não reconhecem de maneira precisa e fluente as palavras, o que interfere na sua habilidade de decodificar e soletrar, também.
A afirmativa se refere a dislexia.
“Trata-se de um transtorno de aprendizado de origem neurobiológica e que tem como principal característica a dificuldade para ler e escrever. Os alunos que apresentam esse distúrbio não reconhecem de maneira precisa e fluente as palavras, o que interfere na sua habilidade de decodificar e soletrar, também.
Entre os principais sintomas da dislexia estão:
- atraso na habilidade de leitura ou comprometimento da fala;
- problemas cognitivos, como dificuldade de memorização de regras ortográficas;
- dispersão e falta de atenção.”
Assim, a sequência correta é 3-2-1.
Gabarito Letra A
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Sintomas de dificuldade de aprendizagem. Disponível em: http://psicopedagogiajundiai.com.br/features/sintomas-de-dificuldade-de-aprendizagem/
Deixe um comentário