Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Julgue os itens a seguir, acerca do diagnóstico, curso e prognóstico do transtorno bipolar.


I O transtorno bipolar tem como principal característica a desregulação extrema do afeto.


II O diagnóstico de um episódio maníaco deve ser ancorado em evidências de prejuízos no funcionamento psicossocial da pessoa.


III Os sintomas hipomaníacos implicam prejuízos graves ao funcionamento social, de modo que as alterações comportamentais são observadas e percebidas por outras pessoas.


IV O luto é um fator estressor significativo, mas, devido ao seu caráter situacional, é considerado critério de exclusão do transtorno bipolar.


V Episódios de recaída são frequentes no tratamento do transtorno bipolar, sendo a não adesão à medicação uma das principais justificativas disso.


Estão certos apenas os itens

Resposta:

A alternativa correta é letra C) I, II e V.

 

Julgue os itens a seguir, acerca do diagnóstico, curso e prognóstico do transtorno bipolar.


I - O transtorno bipolar tem como principal característica a desregulação extrema do afeto.

Essa afirmativa está de acordo com o seguinte texto presente no livro "Manual Clínico dos Transtornos Psicológicos" de Barlow. Observe:

"A principal característica do transtorno bipolar é a desregulação extrema do afeto ou estados de humor que oscila entre o extremamente baixo (depressão) ao extremamente alto (mania)."

Assertiva Correta.


II - O diagnóstico de um episódio maníaco deve ser ancorado em evidências de prejuízos no funcionamento psicossocial da pessoa.

Esse é um dos critérios diagnósticos do Episódio Maníaco segundo o DSM-V. Veja:

"C. A perturbação do humor é suficientemente grave a ponto de causar prejuízo acentuado no funcionamento social ou profissional ou para necessitar de hospitalização a fim de prevenir dano a si mesmo ou a outras pessoas, ou existem características psicóticas."

Assertiva Correta.


III - Os sintomas hipomaníacos implicam prejuízos graves ao funcionamento social, de modo que as alterações comportamentais são observadas e percebidas por outras pessoas.

Segundo Barlow, os prejuízos não são graves. Veja:

"Um paciente em um episódio hipomaníaco apresenta muitos dos mesmos sintomas, mas a duração geralmente é mais curta (quatro dias ou mais). Os sintomas hipomaníacos tampouco geram graves prejuízos ao funcionamento social ou ocupacional e não são associados à necessidade de hospitalização ou à psicose. Entretanto, os sintomas devem refletir uma mudança real no comportamento corriqueiro da pessoa, que seja observável por outras."

Assertiva Falsa.


IV - O luto é um fator estressor significativo, mas, devido ao seu caráter situacional, é considerado critério de exclusão do transtorno bipolar.

O DSM-V fala sobre dar atenção especial aos sintomas do luto e do transtorno depressivo maior. Veja:

"Atenção especial é dada à diferenciação da tristeza e do luto normais em relação a um episódio depressivo maior. O luto pode induzir grande sofrimento, mas não costuma provocar um episódio de transtorno depressivo maior. Quando ocorrem em conjunto, os sintomas depressivos e o prejuízo funcional tendem a ser mais graves, e o prognóstico é pior comparado com o luto que não é acompanhado de transtorno depressivo maior."

 

Além disso, não se trata de um fator de exclusão, como se pode perceber.

Assertiva Falsa.


V - Episódios de recaída são frequentes no tratamento do transtorno bipolar, sendo a não adesão à medicação uma das principais justificativas disso.

Essa afirmativa está de acordo com o livro supracitado de Barlow. Veja:

"Se o tratamento medicamentoso é tão eficaz, por que precisamos de tratamento psicossocial? O problema que surge com frequência no tratamento do transtorno bipolar são os episódios de recaída. (...) Os preditores de maus resultados incluíam baixo status socioeconômico, não adesão à medicação e maior duração da doença."

Assertiva Correta.​​​​​​​

 

Portanto, estão corretas as afirmativas I, II e V. Encontramos a resposta na Letra C

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *