Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Associe a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando os conceitos das dificuldades de aprendizagem às suas respectivas definições.

1ª Coluna

(I) Dislalia

(II) Dislexia

(III) Disgrafia

(IV) Discalculia

(V) Disortografia

2ª Coluna

(    ) é a dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente.

(    ) é a dificuldade para identificar números e realizar operações matemáticas.

(    ) é quando o aluno faz trocas e inversões de letras, tendo dificuldade na escrita.

(    ) é a dificuldade na emissão da fala, apresenta pronúncia inadequada das palavras.

(    ) é quando o aluno apresenta aglutinação ou separação indevida das palavras e falta de percepção da acentuação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) II, IV, III, I, V.

Gabarito: Letra B

(II) é a dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente.

O transtorno específico de aprendizagem com prejuízo na leitura pode ser chamado de dislexia.

(  IV  ) é a dificuldade para identificar números e realizar operações matemáticas.

O transtorno específico de aprendizagem com prejuízo na matemática pode ser chamado de discalculia.

(  III  ) é quando o aluno faz trocas e inversões de letras, tendo dificuldade na escrita.

A dificuldade na escrita é a disgrafia.

(  I  ) é a dificuldade na emissão da fala, apresenta pronúncia inadequada das palavras.

 A deformação, omissão ou substituição restrita a determinadas consoantes é chamada de dislalia.

 

(  V  ) é quando o aluno apresenta aglutinação ou separação indevida das palavras e falta de percepção da acentuação.

A disortografia é caracterizada pela dificuldade de fixação da regras ortográficas, apresentando frequentemente substituição, omissão, inversão de grafemas, alteração na segmentação de palavras, persistência do apoio da oralidade na escrita e dificuldade na produção de textos.

 

Nosso gabarito é Letra B.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *