Considere um episódio em que o Sr. X encontra uma nota de dez reais, na qual está escrita a palavra ‘‘valorização’’. Tal fato o faz inferir que esse evento apresenta um significado bastante particular em sua vida, podendo representar um momento oportuno para repensar seus planos profissionais.
Conforme a terminologia constante no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais em sua quinta edição (DSM-5), esse indivíduo está manifestando um(a)
- A) delírio de referência.
- B) alucinação.
- C) ideia de referência.
- D) ilusão tátil.
- E) ideação paranoide.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) ideia de referência.
Gabarito: Letra C
a) delírio de referência.
Errado. O Sr. X não sustenta essa crença como algo certamente verdadeiro, é apenas um “sinal” para ele.
“delírio de referência Delírio em que fatos, objetos ou outras pessoas ao redor são percebidos como tendo um significado particular e incomum. Esses delírios são geralmente de conteúdo negativo ou pejorativo, mas também podem ser grandiosos. Um delírio de referência difere de uma ideia de referência, na qual a falsa crença não é mantida tão firmemente nem é organizada tão completamente como uma verdadeira crença.”
b) alucinação.
Errado. Uma alucinação é uma experiência semelhante a uma percepção que apresenta a clareza e o impacto de uma verdadeira percepção, mas que ocorre sem estimulação externa do órgão sensorial relevante. Não é o que aconteceu com o sr. X.
c) ideia de referência.
Certo! Como o Sr X não mantém essa crença com uma convicção delirante, o que ele experimentou foi uma ideia de referência.
“ideias de referência O sentimento de que incidentes casuais e eventos externos têm um significado particular e incomum específico para a pessoa. Uma ideia de referência deve ser distinguida de um DELÍRIO DE REFERÊNCIA, no qual existe uma crença que é mantida com convicção delirante”
d) ilusão tátil.
Errado. Uma ilusão tátil é uma percepção errônea ou interpretação incorreta de um estímulo externo tátil real, que não aconteceu no relato.
e) ideação paranoide.
Errado. a ideação paranoide é definida como ideação, de proporção menor que delirante, envolvendo suspeitas ou a crença de que o indivíduo está sendo assediado, perseguido ou injustamente tratado. Também não está presente no relato.
Nosso gabarito é Letra C
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Deixe um comentário