Sobre o atendimento psicológico ao paciente com depressão, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) O atendimento psicológico à depressão contempla ações psicoeducacionais em busca da construção de processo de autonomia do usuário de saúde diagnosticado com depressão por meio da informação.
( ) Deve-se lançar um olhar cuidadoso sobre os aspectos cognitivos dos sujeitos com diagnóstico de depressão, já que estão sujeitos a terem declínios cognitivos em decorrência desta psicopatologia.
( ) Toda depressão é crônica e por isso o acompanhamento psicoterápico, neste caso, é contínuo e ininterrupto.
( ) Frequentemente, a depressão associa-se a comportamentos de risco como delinquência, promiscuidade, tabagismo, abuso de álcool e drogas, transtornos alimentares, violência, transtornos de conduta e suicídio entre outros fatores demográficos. Por isso as orientações para familiares por parte do psicólogo do caso são necessárias.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
- A) V – V – V – F.
- B) F – F – V – F.
- C) F – V – F – V.
- D) V – F – F – V.
- E) V – V – F – V.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) V – V – F – V.
Gabarito: Letra E
(V) O atendimento psicológico à depressão contempla ações psicoeducacionais em busca da construção de processo de autonomia do usuário de saúde diagnosticado com depressão por meio da informação.
Verdadeiro. Veja:
“As dimensões psicossocial e comunitária do atendimento psicológico são realizadas por meio do conjunto de ações técnico-assistenciais que sustenta as práticas dos profissionais. A psicoterapia, tanto individual como grupal, é instrumento que, reconhecidamente, representa essas práticas. Para tratar a depressão, a psicoterapia individual é amplamente recomendada por agências nacionais e internacionais de saúde11,12e possui eficácia reconhecida em distintas abordagens teóricas13. Para Ferreira Neto e Kind14, o atendimento individualizado possibilita atenção personalizada e direcionada, mas ao mesmo tempo foca no processo patológico. Já o atendimento em grupo configura estratégia terapêutica priorizada nas ações em saúde mental15. O potencial dessa forma de intervenção se apoia no fortalecimento ou na construção de redes sociais, o que constitui fator de saúde14. Quanto ao tratamento da depressão, a psicoterapia em grupo é julgada mecanismo tão eficaz quanto o atendimento individual13, sendo também recomendada por organismos de saúde11,16. O atendimento psicológico à depressão contempla ainda ações psicoeducacionais em busca da construção de processo de autonomia do usuário de saúde diagnosticado com depressão por meio da informação”
(V) Deve-se lançar um olhar cuidadoso sobre os aspectos cognitivos dos sujeitos com diagnóstico de depressão, já que estão sujeitos a terem declínios cognitivos em decorrência desta psicopatologia.
Verdadeiro. É frequente a presença de declínios cognitivos e funcionais associados a depressão, e por isso esses aspectos devem ser foco de atenção.
(F) Toda depressão é crônica e por isso o acompanhamento psicoterápico, neste caso, é contínuo e ininterrupto.
Falso. A depressão de longa duração é chamada de distimia. A depressão comumente se apresenta em episódios de duração limitada.
(V) Frequentemente, a depressão associa-se a comportamentos de risco como delinquência, promiscuidade, tabagismo, abuso de álcool e drogas, transtornos alimentares, violência, transtornos de conduta e suicídio entre outros fatores demográficos. Por isso as orientações para familiares por parte do psicólogo do caso são necessárias.
Verdadeiro. Essa associação é, de fato, frequente, e merece atenção da família.
“Os sintomas depressivos estão correlacionados com baixos níveis de autoestima e de aptidão social, associando -se frequentemente a comportamentos de risco como delinquência, promiscuidade, tabagismo, abuso de álcool e de drogas e risco de suicídio ou parassuicídio”
Assim, a sequência correta é V V F V
Gabarito Letra E
Referência
Motta, Cibele Cunha Lima da, Moré, Carmen Leontina Ojeda Ocampo e Nunes, Carlos Henrique Sancineto da SilvaO atendimento psicológico ao paciente com diagnóstico de depressão na Atenção Básica. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2017, v. 22, n. 3 [Acessado 21 Junho 2021] , pp. 911-920.
Deixe um comentário