Segundo DSM-5, sobre Delirium, analisar os itens abaixo:
I. A característica essencial do delirium é uma perturbação da atenção ou da consciência, acompanhada de uma mudança na cognição basal, que não pode ser melhor explicado por algum transtorno neurocognitivo preexistente ou em desenvolvimento.
II. A perturbação aparece durante curto período de tempo, em geral, de horas a alguns dias, com tendência a oscilar ao longo do dia.
III. Há uma mudança adicional em, no mínimo, outra área que pode incluir memória e aprendizagem, desorientação, alteração na linguagem, distorção da percepção ou uma perturbação perceptomotora.
Está(ão) CORRETO(S):
- A) Somente o item I.
- B) Somente os itens I e II.
- C) Somente os itens II e III.
- D) Todos os itens.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Todos os itens.
Veja o que diz o DSM-V:
"A característica essencial do delirium é uma perturbação da atenção ou da consciência, acompanhada de uma mudança na cognição basal, que não pode ser mais bem explicada por algum transtorno neurocognitivo preexistente ou em desenvolvimento.
A perturbação da atenção (Critério A) é manifestada por capacidade reduzida de direcionar, focalizar, manter e mudar a atenção. Perguntas têm de ser repetidas, uma vez que a atenção do indivíduo é vaga, ou a pessoa pode perseverar em uma resposta a uma pergunta anterior e não mudar a atenção de forma adequada. O indivíduo é facilmente distraído por estímulos irrelevantes. A perturbação na consciência é manifestada por uma orientação reduzida ao ambiente ou, por vezes, até para si mesmo.
A perturbação aparece durante curto período de tempo, em geral de horas a alguns dias, com tendência a oscilar ao longo do dia, com piora ao entardecer e à noite, quando diminuem os estímulos externos de orientação (Critério B). Há evidências a partir da história, do exame físico ou de achados laboratoriais de que a perturbação é uma conseqüência fisiológica de alguma condição médica subjacente, intoxicação ou abstinência de substância, uso de medicamento ou exposição a toxina ou de que é uma combinação desses fatores (Critério E).
A etiologia deve ser codificada conforme o subtipo etiologicamente apropriado (i.e., intoxicação devido a substância ou medicamento, abstinência de substância, outra condição médica ou múltiplas etiologias). Costuma ocorrer delirium no contexto de um TNC subjacente. A função cerebral prejudicada de pessoas com TNC leve e maior torna-as vulneráveis a delirium.
Há uma mudança adicional em, no mínimo, outra área que pode incluir memória e aprendizagem (em especial memória recente), desorientação (em especial para tempo e lugar), alteração na linguagem, distorção da percepção ou uma perturbação perceptomotora (Critério C). As perturbações perceptivas que acompanham o delirium incluem interpretações errôneas, ilusões ou alucinações; são perturbações comumente visuais, embora possam também ocorrer em outras modalidades, variando de simples e uniformes a altamente complexas. (...)"
Com base nisso, nota-se que todas as afirmativas abaixo estão corretas.
I. A característica essencial do delirium é uma perturbação da atenção ou da consciência, acompanhada de uma mudança na cognição basal, que não pode ser melhor explicado por algum transtorno neurocognitivo preexistente ou em desenvolvimento.
Portanto, encontramos a resposta na Letra D.
Está(ão) CORRETO(S):
a) Somente o item I.
b) Somente os itens I e II.
c) Somente os itens II e III.
d) Todos os itens.
Deixe um comentário