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Texto base para a questão:


“As possíveis relações entre a atividade mental, aquilo que a tradição filosófica chama de espírito, e o órgão do corpo humano responsável por essa atividade, ou seja, o cérebro tem sido objeto de reflexões e intensas discussões filosóficas desde a Antiguidade. Trata-se da polêmica relação mente- cérebro ou alma- corpo. Sobre as visões filosóficas do cérebro e suas contribuições para psicologia, psiquiatria e psicopatologia, responda a questão”.

 

Entendendo a associação filosofia-psicopatologia, considere a alternativa correta sobre Teoria da mente como emergente:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Os fenômenos mentais são gerados e constituídos por eventos físicos e físico-químicos da matéria cerebral. Entretanto, os fenômenos mentais são caracterizados, no seu aspecto mais específico e fundamental, por propriedades diferentes e irredutíveis àquelas do cérebro.

 

Entendendo a associação filosofia-psicopatologia, considere a alternativa correta sobre Teoria da mente como emergente:


a)  Postula que, embora só haja matéria, devido a não existência de leis psicofísicas (leis que relacionam a matéria ao espírito, o cérebro à mente), existiriam dois tipos de descrição (do cérebro e da mente) não redutíveis uma à outra.

 

Na verdade, essa afirmativa descreve a tese do duplo aspecto. Veja o texto do livro "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" de Dalgalarondo:

 

"Identidade matéria-espírito

 

Tese sustentada pelo filósofo Spinoza (1632-1677), segundo a qual os fenômenos naturais (cérebro) e os espirituais (mente) são, no fundo, a mesma coisa, havendo apenas diferentes vias de acesso a uma mesma e única substância. Esta tese aproxima-se, de certa forma, de formulações mais recentes, como a da mente como emergente e o duplo-aspecto ou monismo anômalo. A tese do duplo aspecto ou monismo anômalo, formulada por Donald Davidson (1917-2003), postula que, embora só haja matéria, devido à não-existência de leis psicofísicas (leis que relacionam a matéria ao espírito, o cérebro à mente), existiriam dois tipos de descrição (do cérebro e da mente) não redutíveis uma à outra."

 

Assertiva Falsa.


b)  Os fenômenos mentais são gerados e constituídos por eventos físicos e físico-químicos da matéria cerebral. Entretanto, os fenômenos mentais são caracterizados, no seu aspecto mais específico e fundamental, por propriedades diferentes e irredutíveis àquelas do cérebro.

 

Essa é a alternativa que está de acordo com a Teoria da Mente como Emergente. Veja o texto de Dalgalarrondo:

 

"Teoria da mente como emergente

 

Os fenômenos mentais são conceitualizados como “emergentes”, relativos ao cérebro. Eles são gerados e constituídos por eventos físicos e físico-químicos da matéria cerebral. Entretanto, os fenômenos mentais são caracterizados, no seu aspecto mais específico e fundamental, por propriedades diferentes e irredutíveis àquelas do cérebro. Apesar da defesa partidária de Bunge, esta tese aproxima-se, de fato, do monismo materialista, na versão da “teoria do duplo aspecto”. Seus representantes mais destacados foram Diderot, Ramón y Cajal, Sperry e Bunge."

 

Assertiva Correta.


c)  Os fenômenos naturais (cérebro) e os espirituais (mente) são, no fundo, a mesma coisa, havendo apenas diferentes vias de acesso a uma mesma e única substância. Esta tese aproxima-se, de certa forma, de formulações mais recentes, como a da mente como emergente e o duplo-aspecto ou monismo anômalo.

 

Veja o texto de Dalgalarrondo:

  

"Identidade matéria-espírito

 

Tese sustentada pelo filósofo Spinoza (1632-1677), segundo a qual os fenômenos naturais (cérebro) e os espirituais (mente) são, no fundo, a mesma coisa, havendo apenas diferentes vias de acesso a uma mesma e única substância. Esta tese aproxima-se, de certa forma, de formulações mais recentes, como a da mente como emergente e o duplo-aspecto ou monismo anômalo. A tese do duplo aspecto ou monismo anômalo, formulada por Donald Davidson (1917-2003), postula que, embora só haja matéria, devido à não-existência de leis psicofísicas (leis que relacionam a matéria ao espírito, o cérebro à mente), existiriam dois tipos de descrição (do cérebro e da mente) não redutíveis uma à outra."

 

Assertiva Falsa.


d)  Trata-se de uma forma de idealismo subjetivista extremo. O essencial da realidade é a experiência interna imediata. Tudo se reduziria à experiência subjetiva ou mental do indivíduo (mentalismo).

 

Segundo Dalgalarrondo, essa alternativa fala sobre o Monismo Espiritualista. Observe:

 

"Monismo espiritualista

 

É o oposto do monismo materialista. Só o espírito é real. Trata-se de uma forma de idealismo subjetivista extremo. O essencial da realidade é a experiência interna ime- diata. Tudo se reduziria à experiência subjetiva ou mental do indivíduo (mentalismo). A tese acaba desembocando em um espiritualismo radical, negador da matéria, difícil de sustentar. Alguns de seus representantes foram Berkeley, Fichte, Hegel, Teilhard De Chardin."

 

Assertiva Falsa.

 

Portanto, a alternativa correta é a Letra B.

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