Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Os transtornos da personalidade se configuram como padrões mal-adaptativos persistentes relacionados a pensamentos, comportamentos, reações e experiências internas que ocorrem em situações sociais e conduzem a um prejuízo grave na vida das pessoas que os possuem. A capacidade de “amar e trabalhar” é reduzida, e elas costumam ter muito sofrimento. Os comportamentos perturbados, negativos ou danosos do indivíduo que vive com transtorno da personalidade fazem as pessoas ao seu redor também sofrerem. Por definição, transtornos da personalidade não são episódicos e a natureza persistente que possuem é a chave para a compreensão dessa classe diagnóstica – DSM-V (american psychiatric association, 2014). Considerando a referida descrição, relacione adequadamente os transtornos da personalidade citados a seguir, à respectiva descrição.

 

1. Antissocial.

 

2. Paranoide.

 

3. Histriônica.

 

4. Narcisista.

 

5. Dependente.

 

(      ) Visão do self: cheio de razão, é uma vítima; Visão dos outros: maliciosos, perseguidores; crenças: “eu não posso confiar nas pessoas” “preciso estar sempre em guarda”; estratégias: acusar, contra-atacar.

 

(      ) Visão do self: glamouroso, impressionante; Visão dos outros: seduzíveis, admiradores; crenças: “as pessoas estão aqui para me servir ou admirar” “as pessoas não têm o direito de me negar o que eu mereço; estratégias: charme; chorar, dramatização.

 

(      ) Visão do self: forte, autônomo; Visão dos outros: vulneráveis, exploradores; crenças: “eu tenho direito de quebrar regras” “os outros são otários, covardes”; estratégias: enganar, ludibriar.

 

(       ) Visão do self: carente, frágil; Visão dos outros: idealizada, apoiadores; crenças: “eu preciso das pessoas para sobreviver, ser feliz” “eu preciso ter uma fonte constante de apoio, de encorajamento”; estratégias: cultivar relacionamentos dependentes.

 

(        ) Visão de self: especial, único; Visão dos outros: inferiores, admiradores; crenças: “eu sou melhor que os outros” “já que sou especial, eu mereço regras especiais”; estratégias: usar os outros, competir.

 

A sequência está CORRETA em:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) 2, 3, 1, 5, 4.

Gabarito Letra C

Por definição, transtornos da personalidade não são episódicos e a natureza persistente que possuem é a chave para a compreensão dessa classe diagnóstica - DSM-V (american psychiatric association, 2014). Considerando a referida descrição, relacione adequadamente os transtornos da personalidade citados a seguir, à respectiva descrição.

 

1. Antissocial.

 

2. Paranoide.

 

3. Histriônica.

 

4. Narcisista.

 

5. Dependente.

 

(  2    ) Visão do self: cheio de razão, é uma vítima; Visão dos outros: maliciosos, perseguidores; crenças: “eu não posso confiar nas pessoas” “preciso estar sempre em guarda”; estratégias: acusar, contra-atacar.

É a personalidade paranoide que acredita que os outros são sempre maliciosos e que ele não pode confiar em ninguém.

“Transtorno da personalidade paranoide é um padrão de desconfiança e de suspeita tamanhas que as motivações dos outros são interpretadas como malévolas.”

 

(   3   ) Visão do self: glamouroso, impressionante; Visão dos outros: seduzíveis, admiradores; crenças: “as pessoas estão aqui para me servir ou admirar” “as pessoas não têm o direito de me negar o que eu mereço; estratégias: charme; chorar, dramatização.

O histriônico que usa da dramatização como estratégia para conseguir o que quer.

Transtorno da personalidade histriônica é um padrão de emocionalidade e busca de atenção em excesso.”

 

(   1   ) Visão do self: forte, autônomo; Visão dos outros: vulneráveis, exploradores; crenças: “eu tenho direito de quebrar regras” “os outros são otários, covardes”; estratégias: enganar, ludibriar.

Na personalidade antissocial o indivíduo ignora as regras.

“Transtorno da personalidade antissocial é um padrão de desrespeito e violação dos direitos dos outros” 

 

(   5    ) Visão do self: carente, frágil; Visão dos outros: idealizada, apoiadores; crenças: “eu preciso das pessoas para sobreviver, ser feliz” “eu preciso ter uma fonte constante de apoio, de encorajamento”; estratégias: cultivar relacionamentos dependentes.

Quem cultiva relacionamentos dependentes, como o nome indica, é a personalidade dependente.

“Transtorno da personalidade dependente é um padrão de comportamento submisso e apegado relacionado a uma necessidade excessiva de ser cuidado”

          

(    4    ) Visão de self: especial, único; Visão dos outros: inferiores, admiradores; crenças: “eu sou melhor que os outros” “já que sou especial, eu mereço regras especiais”; estratégias: usar os outros, competir.

O narcisista acredita ser melhor que os outros.

“Transtorno da personalidade narcisista é um padrão de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia.”

 

Assim, a sequência correta é 2, 3, 1, 5, 4.

Gabarito Letra C.

 

Referência

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Disponível em: < http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf> Acesso em 06 de julho de 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *