Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Delírios são persecutórios, hipocondríacos ou grandiosos, mas podem estar relacionados com litígios, ciúmes, ou convicção do paciente de que seu corpo é disforme, de que as outras pessoas pensam que cheira mal ou de que é homossexual.

 

Considerando um transtorno caracterizado pelo desenvolvimento de um delírio isolado ou de um conjunto de delírios relacionados entre si, que são usualmente persistentes e, muitas vezes, duram toda a vida, é correto afirmar que se trata do transtorno identificado na Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 como

Resposta:

A alternativa correta é letra B) transtorno delirante — F22.0.

Gabarito Letra B

 

Considerando um transtorno caracterizado pelo desenvolvimento de um delírio isolado ou de um conjunto de delírios relacionados entre si, que são usualmente persistentes e, muitas vezes, duram toda a vida, é correto afirmar que se trata do transtorno identificado na Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 como

 

a)  transtorno psicótico polimórfico agudo, com sintomas de esquizofrenia — F23.1.

Errado. A definição da CID para o transtorno psicótico agudo polimorfo com sintomas de esquizofrenia é:

Transtorno psicótico agudo que comporta alucinações, idéias delirantes ou perturbações das percepções manifestas, mas muito variáveis, mudando de dia para dia ou mesmo de hora para hora. Existe freqüentemente uma desordem emocional que se acompanha de sentimentos intensos e transitórios de felicidade ou de êxtase, ou de ansiedade e de irritabilidade. O polimorfismo e a instabilidade são a característica do quadro clínico. As características psicóticas não correspondem aos critérios diagnósticos da esquizofrenia. Estes transtornos tem freqüentemente um início repentino, desenvolvendo-se em geral rapidamente no espaço de poucos dias e desaparecendo também em geral rapidamente, sem recidivas. Quando os sintomas persistem, o diagnóstico deve ser modificado pelo de transtorno delirante persistente.

 

b)  transtorno delirante — F22.0.

Certo! O que a questão traz se assemelha muito ao que o  CID apresenta sobre o transtorno delirante:

"Transtorno caracterizado pela ocorrência de uma idéia delirante única ou de um conjunto de idéias delirantes aparentadas, em geral persistentes e que por vezes permanecem durante o resto da vida. O conteúdo da idéia ou das idéias delirantes é muito variável. A presença de alucinações auditivas (vozes) manifestas e persistentes, de sintomas esquizofrênicos tais como idéias delirantes de influência e um embotamento nítido dos afetos, e a evidência clara de uma afecção cerebral, são incompatíveis com o diagnóstico. Entretanto, a presença de alucinações auditivas ocorrendo de modo irregular ou transitório, particularmente em pessoas de idade avançada, não elimina este diagnóstico, sob condição de que não se trate de alucinações tipicamente esquizofrênicas e de que elas não dominem o quadro clínico."

 

c)  transtorno psicótico esquizofreniforme agudo —F23.2.

Errado. O transtorno F23.2 é o transtorno psicótico agudo do tipo esquizofrênico. No DSM, esse transtorno é chamado de transtorno esquizofreniforme. Veja sua definição:

“Transtorno psicótico agudo caracterizado pela presença de sintomas psicóticos relativamente estáveis e justificam o diagnóstico de esquizofrenia, mas que persistem por menos de um mês. As características polimorfas instáveis descritas em F23.0 estão ausentes. Quando os sintomas persistem, o diagnóstico deve ser modificado pelo de esquizofrenia.”

 

d)  transtorno delirante persistente — F22.9.

Errado. Veja o que a CID diz sobre o transtorno delirante persistente:

"Transtornos nos quais a idéia ou as idéias delirante(s) são acompanhadas de alucinações auditivas persistentes tipo vozes, ou de sintomas esquizofrênicos que não satisfazem os critérios diagnósticos da esquizofrenia"

 

O que faz a letra B estar correta e não essa é que a Letra B traz um transtorno cuja descrição no manual se aproxima mais do pedido na questão.

 

Uma questão bem estranha, que cobra uma literalidade do manual.

O gabarito é Letra B.

 

Referência

Organização Mundial Da saúde. CID-10: F20-F29 Esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e transtornos delirantes. Disponível em: < http://www.datasus.gov.br/cid10/V2008/WebHelp/f20_f29.htm> Acesso em 11 de dezembro de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *