A vida afetiva é a dimensão psíquica que dá cor, brilho e calor a todas as vivências humanas. Sem afetividade, a vida mental torna-se vazia, sem sabor. Afetividade compreende várias modalidades de vivências afetivas, como o humor, as emoções e os sentimentos. Em relação à definição de cada vivência afetiva, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Humor ou estado de ânimo.
2. Emoções.
3. Paixões.
Coluna 2
( ) Estado afetivo intenso, de curta duração, originado geralmente como a reação do indivíduo a certas excitações internas ou externas, conscientes ou inconscientes.
( ) Tônus afetivo do indivíduo. Estado emocional basal e difuso em que se encontra e pessoa em determinado momento.
( ) Estado afetivo extremamente intenso, que domina a atividade psíquica como um todo, captando e dirigindo a atenção e o interesse do indivíduo em uma só direção.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- A) 1 – 2 – 3.
- B) 2 – 1 – 3.
- C) 3 – 2 – 1.
- D) 1 – 3 – 2.
- E) 2 – 3 – 1.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) 2 – 1 – 3.
Gabarito Letra B
(2) Estado afetivo intenso, de curta duração, originado geralmente como a reação do indivíduo a certas excitações internas ou externas, conscientes ou inconscientes.
Essa é a definição que Dalgalarrondo dá para emoções:
“As emoções podem ser definidas como reações afetivas agudas, momentâneas, desencadeadas por estímulos significativos. Assim, a emoção é um estado afetivo intenso, de curta duração, originado geralmente como a reação do indivíduo a certas excitações internas ou externas, conscientes ou inconscientes”
(1) Tônus afetivo do indivíduo. Estado emocional basal e difuso em que se encontra e pessoa em determinado momento.
Essa é a definição que Dalgalarrondo dá para humor ou estado de ânimo:
“O humor, ou estado de ânimo, é definido como o tônus afetivo do indivíduo, o estado emocional basal e difuso em que se encontra a pessoa em determinado momento. É a disposição afetiva de fundo que penetra toda a experiência psíquica, a lente afetiva que dá às vivências do sujeito, a cada momento, uma cor particular, ampliando ou reduzindo o impacto das experiências reais e, muitas vezes, modificando a natureza e o sentido das experiências vivenciadas.”
(3) Estado afetivo extremamente intenso, que domina a atividade psíquica como um todo, captando e dirigindo a atenção e o interesse do indivíduo em uma só direção.
Essa é a definição que Dalgalarrondo dá para paixões:
“A paixão é um estado afetivo extremamente intenso, que domina a atividade psíquica como um todo, captando e dirigindo a atenção e o interesse do indivíduo em uma só direção, inibindo os demais interesses. Segundo Pieron (1996), a paixão intensa impede o exercício de uma lógica imparcial.”
Dessa forma, a sequência correta é 213.
Gabarito Letra B.
Referência
Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Deixe um comentário