As dificuldades de aprendizagens são consideradas como um conjunto de problemas de aprendizagens que afeta a forma como a criança processa a informação, resultando em dificuldades quanto a dificuldade de falar, soletrar, ler, escrever organizar informação ou realizar cálculo matemático.
A respeito dos tipos de dificuldade de aprendizagens, entre outros, assinale a alternativa INCORRETA:
- A) Dislexcia - transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração.
- B) Desortografia – é uma perturbação neurológica onde as competências aritméticas se encontram comprometidas apensar de um bom funcionamento intelectual.
- C) Disgrafia- é uma deficiência na habilidade para escrever primeiramente em termos de caligrafia, mas também em termos de coerência.
- D) Dislalia - um distúrbio da fala caracterizado pela dificuldade em articular as palavras.
- E) Discalculia. é um problema causado por má formação neurológica que se manifesta como uma dificuldade no aprendizado dos números.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Desortografia – é uma perturbação neurológica onde as competências aritméticas se encontram comprometidas apensar de um bom funcionamento intelectual.
a) Dislexcia - transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração.
CORRETA. Dislexia: etimologicamente, dislexia deriva dos termos “dis” (desvio) + “lexia” (leitura ou reconhecimento das palavras), depreendendo-se “dislexia” como uma dificuldade de aprendizagem relacionada a leitura. A dislexia do desenvolvimento é definida pela Associação Brasileira de Dislexia(ABD) como:
"um transtorno específico de aprendizagem, de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração.”
b) Desortografia – é uma perturbação neurológica onde as competências aritméticas se encontram comprometidas apensar de um bom funcionamento intelectual.
INCORRETA. Contrariando o que traz a assertiva, Carvalho (2019) menciona:
“Disortografia envolve a formulação e codificação da escrita, e é bastante menos frequente que a dislexia, sobretudo quando se analisa dissociada das outras Perturbações da Aprendizagem Especificas. As crianças com Disortografia apesar de apresentarem um funcionamento intelectual e uma leitura normativas, evidenciam um conjunto significativos de défices na capacidade para compor textos escritos, erros gramaticais ou de pontuação na elaboração das frases, organização pobre dos parágrafos e múltiplos erros ortográficos.”
c) Disgrafia- é uma deficiência na habilidade para escrever primeiramente em termos de caligrafia, mas também em termos de coerência.
CORRETA. Disgrafia: nomenclatura “disgrafia” origina-se dos termos “dis” (desvio) + “grafia” (escrita), ou seja, caracteriza-se por um distúrbio de aprendizagem relacionada a qualidade da escrita do indivíduo.
d) Dislalia - um distúrbio da fala caracterizado pela dificuldade em articular as palavras.
CORRETA. Dislalia: pela etimologia da palavra, tem-se “dis” (desvio) + “lalia” (fala / pronúncia), dessa forma depreende-se “dislalia” como um distúrbio relacionado a pronúncia de determinadas palavras.
e) Discalculia. é um problema causado por má formação neurológica que se manifesta como uma dificuldade no aprendizado dos números.
CORRETA. Segundo Kranz & Healy (2013):
“A discalculia é um problema causado por má formação neurológica que se manifesta como uma dificuldade no aprendizado dos números. Essa dificuldade de aprendizagem não é causada por deficiência mental, má escolarização, déficits visuais ou auditivos, e não tem nenhuma ligação com níveis de QI e inteligência.”
________________
Fontes consultadas:
Carvalho, V. (2019). Visão dos docentes do 1º ciclo sobre a sua preparação no domínio das DAE. Disponível em https://bit.ly/3gBidkG
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DISLEXIA. Disponível em: Disponível em: » http://www.dislexia.org.br
Kranz, C. R., & Healy, L. (2013). Pesquisas Sobre Discalculia No Brasil: Uma Reflexão A Partir Da Perspectiva Histórico-Cultural. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), 8, 58-81.
Deixe um comentário