Com base no DSM-5 e em relação ao transtorno de pânico, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Refere-se a ataques de pânico inesperados recorrentes.
( ) Um ataque de pânico é um surto abrupto de medo ou desconforto intenso que alcança um pico em minutos e durante o qual ocorrem quatro ou mais sintomas físicos e cognitivos, como, por exemplo, sudorese, sensações de asfixia, medo de morrer, tremores, abalos etc.
( ) Um tipo de ataque de pânico inesperado é o ataque de pânico noturno.
- A) C - E - E.
- B) E - E - E.
- C) C - C - C.
- D) E - C - E.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) C - C - C.
Com base no que preconiza o DSM-5 vamos a análise das assertivas:
CORRETA. Na página 209, o Manual confirma essa afirmação, destacando:
“Transtorno de pânico se refere a ataques de pânico inesperados recorrentes”
CORRETA. A assertiva é corroborada pelo DSM-5 na página 208:
“Um ataque de pânico é um surto abrupto de medo intenso ou desconforto intenso que alcança um pico em minutos e durante o qual ocorrem quatro (ou mais) dos seguintes sintomas: [...] 1. Palpitações, coração acelerado, taquicardia. 2. Sudorese. 3. Tremores ou abalos. 4. Sensações de falta de ar ou sufocamento. 5. Sensações de asfixia. 6. Dor ou desconforto torácico”
CORRETA. Na página 210, o DSM-5 reflete o que traz o item, confira:
“Um tipo de ataque de pânico inesperado é o ataque de pânico noturno (i.e., acordar do sono em um estado de pânico, que difere de entrar em pânico depois de completamente acordado).”
Considerando as alternativas disponíveis, apenas a LETRA “C” traduz corretamente a sequência das proposições a serem avaliadas (C - C - C). As demais alternativas apenas apresentam outros parâmetros a fim de confundir o candidato. Considerando isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “C” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
________________
Fonte consultada:
Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Deixe um comentário