De acordo com DSM-5, sobre Transtorno Erétil, analisar os itens abaixo:
I – A característica particular do Transtorno Erétil é a falha repetida em obter e/ou manter ereções durante atividades sexuais.
II – Descobriu-se que a falha em atingir a ereção na primeira tentativa sexual está associada à relação sexual com desconhecidos, uso concomitante de drogas ou álcool, falta de vontade e pressão dos pares.
III – Há um aumento relacionado com a idade, em torno de 5% daqueles com idade abaixo dos 40 ou 50 anos queixam-se de problemas frequentes de ereção.
Está(ão) CORRETO(S):
- A) Somente o item I e II.
- B) Somente o item II.
- C) Somente os itens I e III.
- D) Somente os itens II e III.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Somente o item I e II.
De acordo com DSM-5, sobre Transtorno Erétil, analisar os itens abaixo:
I - A característica particular do Transtorno Erétil é a falha repetida em obter e/ou manter ereções durante atividades sexuais.
CORRETA. Sobre o Transtorno Erétil, o DSM-5 (2014) esclarece:
“A característica particular do transtorno erétil é a falha repetida em obter ou manter ereções durante as atividades sexuais com parceira”
II - Descobriu-se que a falha em atingir a ereção na primeira tentativa sexual está associada à relação sexual com desconhecidos, uso concomitante de drogas ou álcool, falta de vontade e pressão dos pares.
CORRETA. Corroborando isto, a respeito do Transtorno Erétil, o DSM-5 (2014) cita:
“Descobriu-se que a falha em atingir a ereção na primeira tentativa sexual está associada a relação sexual com uma parceira desconhecida, uso concomitante de drogas ou álcool, falta de vontade de ter relação sexual e pressão dos pares.”
III - Há um aumento relacionado com a idade, em torno de 5% daqueles com idade abaixo dos 40 ou 50 anos queixam-se de problemas frequentes de ereção.
INCORRETA. Contrariando a afirmativa, considerando o Transtorno Erétil, o DSM-5 (2014) destaca:
“Há aumento expressivo relacionado à idade, tanto na prevalência como na incidência de problemas relacionados à ereção, em particular depois dos 50 anos de idade. Entre homens na faixa etária de 40 a 80 anos, 13 a 21% queixam-se de problemas eréteis ocasionais.”
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que estão corretos apenas os itens I e II, portanto, LETRA “A”.
______________
Fonte consultada:
Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Deixe um comentário