Segundo DSM-5, considerando o Transtorno de Tique Transitório, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(—) Presença de tique motores e/ou vocais, únicos ou múltiplos.
(—) O início ocorre antes dos 14 anos de idade.
(—) Os tiques estiveram presentes por pelo menos um ano desde o início do primeiro tique.
- A) C - C - E.
- B) E - C - C.
- C) C - E - C.
- D) E - C - E.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) C - E - C.
Segundo DSM-5, considerando o Transtorno de Tique Transitório, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Com relação ao assunto o DSM 5 (2014, p. 82) cita:
“Os transtornos de tique incluem quatro categorias diagnósticas: transtorno de Tourette, transtorno de tique motor ou vocal persistente (crônico), transtorno de tique transitório, outro transtorno de tique especificado e transtorno de tique não especificado. O diagnóstico para qualquer transtorno de tique baseia-se na presença de tiques motores e/ou vocais, na duração dos sintomas dos tiques, na idade de início e na ausência de qualquer causa conhecida, como outra condição médica ou uso de substância”
Especificamente, sobre o Transtorno Transtorno de Tique Transitório o DSM-5 (2014) traz os seguintes especificadores:
A. Tiques motores e/ou vocais, únicos ou múltiplos.
B. Os tiques estiveram presentes por pelo menos um ano desde o início do primeiro tique.
C. O início ocorre antes dos 18 anos de idade.
D. A perturbação não é atribuível aos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., cocaína) ou a outra condição médica (p. ex., doença de Huntington, encefalite pós-viral).
E. Jamais foram preenchidos critérios para transtorno de Tourette ou transtorno de tique motor ou vocal persistente (crônico).
Analisando-se as informações com base no que traz o Manual, tem-se o seguinte:
(---) Presença de tique motores e/ou vocais, únicos ou múltiplos.
CERTO. A afirmação é corroborada no critério “A”.
(---) O início ocorre antes dos 14 anos de idade.
ERRADO. Contrariando isto é dito no critério “C” que no o Transtorno Transtorno de Tique Transitório, o início ocorre antes dos 18 anos de idade.
.
(---) Os tiques estiveram presentes por pelo menos um ano desde o início do primeiro tique.
CERTO. A afirmação é corroborada no critério “B”.
Considerando as alternativas disponíveis, apenas a LETRA “C” traduz corretamente a sequência a análise das proposições avaliadas (C - E - C). As demais alternativas apenas apresentam outros parâmetros a fim de confundir o candidato. Considerando isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “C” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
________________
Fonte consultada:
Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Deixe um comentário