Um fenômeno psicológico* cuja característica é a sua capacidade de envolver todo o indivíduo, comprometendo-o organicamente na sua experiência, leva à perda de controle do eu, sendo agudo e pouco duradouro, pode ser definido como:
*ROJAS-BERMÚDEZ, Jaime G. – Núcleo do eu. São Paulo, Editora Natura, 1978.
- A) afeto.
- B) sentimento.
- C) sensação.
- D) emoção.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) emoção.
Um fenômeno psicológico* cuja característica é a sua capacidade de envolver todo o indivíduo, comprometendo-o organicamente na sua experiência, leva à perda de controle do eu, sendo agudo e pouco duradouro, pode ser definido como:
Jaime Guillermo Rojas-Bermúdez é um psiquiatra e psicanalista cuja abordagem está fundamentada no psicodrama.
A respeito do autor mencionado, Romaña (2004, p. 86) comenta:
“Neste caso, o estaremos focando de acordo com Rojas Bermudez. Ele esclarece que com o termo sensação deseja significar uma reação desencadeada por um estímulo vindo do exterior. Cada sensação tem seu equivalente psicológico. Já a emoção é para este autor um fenômeno inteiramente psicológico, que envolve o indivíduo na sua totalidade, comprometendo-o organicamente com essa experiência”
a) afeto.
INCORRETA. Na obra de Rojas-Bermúdez não detectou-se uma delimitação para “afeto”, porém, Dalgalarrondo, autor cuja literatura é bastante citada no ramo da psicopatologia, descreve “afeto” da seguinte forma (2008, p.157):
“Define-se afeto como a qualidade e o tônus emocional que acompanha uma idéia ou representação mental. Os afetos acoplam-se a idéias, anexando a elas um colorido afetivo. Seriam, assim, o componente emocional de uma idéia.”
b) sentimento.
INCORRETA. Segundo Dalgalarrondo (2008, p.156):
“Os sentimentos são estados e configurações afetivas estáveis; em relação às emoções, são mais atenuados em sua intensidade e menos reativos a estímulos passageiros. Os sentimentos estão comumente associados a conteúdos intelectuais, valores, representações e, em geral, não implicam concomitantes somáticos. Constituem fenômeno muito mais mental que somático.”
c) sensação.
INCORRETA. Note que para Rojas Bermudez. o termo sensação corresponde a uma reação desencadeada por um estímulo vindo do exterior, nesse caso, observa-se uma interação mediada entre ambiente e organismo e que resulta na emissão de um comportamento.
d) emoção.
CORRETA. Considerando a compatibilidade entre a literatura de Romaña (2004) e o que traz a alternativa, ratifica-se que esta corresponde a opção CERTA.
_______________
Fonte consultada:
Dalgalarrondo, P. (2008). Psicopatologia e semiologia dos transtornos. 2. ed. Porto Alegre : Artmed.
Romaña, M. A. Pedagogia do Drama. 8 perguntas e 3 relatos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004
Deixe um comentário