O transtorno (ou desordem) da personalidade do tipo borderline (TPB) é aquele que apresenta a maior demanda por tratamento e também as evidências mais consistentes de intervenções terapêuticas eficazes (Mazer et al., 2017).
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) a respeito desse transtorno.
( ) Embora nenhuma medicação específica seja aprovada para o tratamento do TPB, várias classes de psicofármacos devem ser administradas em conjunto, para supressão dos sintomas apresentados, notadamente aqueles persistentes por mais de 6 meses.
( ) Um fator importante no tratamento de pacientes com transtorno borderline é uma comunicação clara e direta, com objetivos e limites bem estabelecidos, delineando um plano de atendimento que ofereça estrutura e segurança para o paciente.
( ) O tratamento do transtorno de personalidade borderline inclui o manejo de crises, com controle de reações emocionais intensas, avaliação do risco de auto ou heteroagressividade e comportamento suicida.
( ) Várias técnicas psicoterapêuticas específicas têm sido desenvolvidas para o tratamento do TPB, mas abordagens menos estruturadas e diretas são as que apresentam melhores resultados, de modo geral, como, por exemplo, grupos de apoio de caráter aberto.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
- A) V • F • V • V
- B) V • F • F • V
- C) F • V • V • F
- D) F • V • F • F
- E) F • F • V • F
Resposta:
A alternativa correta é letra C) F • V • V • F
Gabarito Letra C
(F) Embora nenhuma medicação específica seja aprovada para o tratamento do TPB, várias classes de psicofármacos devem ser administradas em conjunto, para supressão dos sintomas apresentados, notadamente aqueles persistentes por mais de 6 meses.
Falso. Quantos ou quais psicofármacos devem ser administrados dependem de cada caso específico:
“Embora nenhuma medicação específica seja aprovada para o tratamento do TPB, várias classes de psicofármacos podem ser úteis para manejo de sintomas e sua escolha depende do objetivo definido individualmente para cada paciente, com evidências controversas da eficácia de cada uma das medicações utilizadas na prática clínica.”
(V) Um fator importante no tratamento de pacientes com transtorno borderline é uma comunicação clara e direta, com objetivos e limites bem estabelecidos, delineando um plano de atendimento que ofereça estrutura e segurança para o paciente.
Verdadeiro! Veja:
“Um fator importante no tratamento de pacientes com esse transtorno é uma comunicação clara e direta, com objetivos e limites bem estabelecidos, delineando um plano de atendimento que ofereça estrutura e segurança para o paciente. Assim, é útil determinar frequência de consultas regulares e pré-agendadas, considerando as questões relacionadas a medo de abandono que faz parte da psicopatologia desses pacientes.”
(V) O tratamento do transtorno de personalidade borderline inclui o manejo de crises, com controle de reações emocionais intensas, avaliação do risco de auto ou heteroagressividade e comportamento suicida.
Verdadeiro! Veja:
“O tratamento do transtorno de personalidade borderline (TPB) inclui o manejo de crises, com controle de reações emocionais intensas, avaliação do risco de auto ou heteroagressividade e comportamento suicida. Além disso, no acompanhamento médico, os pacientes devem ser ajudados a desenvolver habilidades de enfrentamento de estresse, através da identificação de recursos próprios eficazes para lidar com estresse em outras situações, busca de apoio, expressões emocionais diretas e menos destrutivas”
(F) Várias técnicas psicoterapêuticas específicas têm sido desenvolvidas para o tratamento do TPB, mas abordagens menos estruturadas e diretas são as que apresentam melhores resultados, de modo geral, como, por exemplo, grupos de apoio de caráter aberto.
Falso. São as abordagens mais estruturadas e diretas:
“Várias técnicas psicoterapêuticas específicas têm sido desenvolvidas, mas o modelo de uma abordagem mais estruturada e direta sugere apresentar melhores resultados de modo geral, incluindo o desenvolvimento de habilidades de autorreflexão, mentalização, regulação emocional e enfrentamento de estresse, Psicoeducação, terapia de grupo, terapia familiar e outras abordagens psicossocias também representam recursos terapêuticos úteis.”
Assim, temos que a sequência correta é FVVF.
Gabarito Letra C.
Referência
MAZER, Angela e cols. Transtornos da personalidade. Ribeirão preto: Medicina, vol. 50 sppl 1, 2017. Disponível em: < http://revista.fmrp.usp.br/2017/vol50-Supl-1/Simp9-Transtornos-da-Personalidade.pdf> Acesso em 02 de fevereiro de 2020.
Deixe um comentário