Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Com relação à descrição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) acerca dos Transtornos de Personalidade, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.


(     ) As características de um transtorno da personalidade costumam se tornar reconhecíveis durante a infância ou no começo da adolescência.


(     ) Alguns tipos de transtorno da personalidade tendem a ficar menos evidentes ou a desaparecer com o envelhecimento, o que parece não valer para alguns outros tipos.


(     ) Por definição, um transtorno da personalidade é um padrão persistente de pensamento, sentimento e comportamento que é relativamente estável ao longo do tempo.


(     ) Os transtornos da personalidade estão reunidos em três grupos, com base em semelhanças descritivas: A, B e C. O Grupo A descreve indivíduos que, frequentemente, parecem esquisitos ou excêntricos; o Grupo B inclui indivíduos que costumam parecer dramáticos, emotivos ou erráticos e o Grupo C inclui indivíduos que, com frequência, parecem ansiosos ou medrosos.


(     ) O diagnóstico de transtornos da personalidade exige avaliação dos padrões de funcionamento de curto prazo do indivíduo e as características particulares da personalidade devem estar evidentes no começo da infância. Os traços de personalidade que definem esses transtornos devem também ser diferenciados das características que surgem em resposta a estressores disposicionais específicos ou estados mentais mais duradouros.


A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Resposta:

A alternativa correta é letra D) F V V V F

Gabarito Letra D

Com relação à descrição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) acerca dos Transtornos de Personalidade, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.


(F) As características de um transtorno da personalidade costumam se tornar reconhecíveis durante a infância ou no começo da adolescência.

Falso.  Isso costuma acontecer durante a adolescência ou no começo da vida adulta.

“As características de um transtorno da personalidade costumam se tornar reconhecíveis durante a adolescência ou no começo da vida adulta. Por definição, um transtorno da personalidade é um padrão persistente de pensamento, sentimento e comportamento que é relativamente estável ao longo do tempo”


(V) Alguns tipos de transtorno da personalidade tendem a ficar menos evidentes ou a desaparecer com o envelhecimento, o que parece não valer para alguns outros tipos.

Verdadeiro. Os transtornos antissocial e borderline costumam ficar menos evidentes.

“Alguns tipos de transtorno da personalidade (notadamente os transtornos da personalidade antissocial e borderline) tendem a ficar menos evidentes ou a desaparecer com o envelhecimento, o que parece não valer para alguns outros tipos (p. ex., transtornos da personalidade obsessivo-compulsiva e esquizotípica).”


(V) Por definição, um transtorno da personalidade é um padrão persistente de pensamento, sentimento e comportamento que é relativamente estável ao longo do tempo.

Verdadeiro. Essa informação está no trecho apresentado na letra A.


( V ) Os transtornos da personalidade estão reunidos em três grupos, com base em semelhanças descritivas: A, B e C. O Grupo A descreve indivíduos que, frequentemente, parecem esquisitos ou excêntricos; o Grupo B inclui indivíduos que costumam parecer dramáticos, emotivos ou erráticos e o Grupo C inclui indivíduos que, com frequência, parecem ansiosos ou medrosos.

Verdadeiro.

“Os transtornos da personalidade estão reunidos em três grupos, com base em semelhanças descritivas. O Grupo A inclui os transtornos da personalidade paranoide, esquizoide e esquizotípica. Indivíduos com esses transtornos frequentemente parecem esquisitos ou excêntricos. O Grupo B inclui os transtornos da personalidade antissocial, borderline, histriônica e narcisista. Indivíduos com esses transtornos costumam parecem dramáticos, emotivos ou erráticos. O Grupo C inclui os transtornos da personalidade evitativa, dependente e obsessivo-compulsiva. Indivíduos com esses transtornos com frequência parecem ansiosos ou medrosos. Deve-se observar que esse sistema de agrupamento, embora útil em algumas pesquisas e situações educacionais, apresenta sérias limitações e não foi consistentemente validado. Além disso, é frequente as pessoas apresentarem transtornos da personalidade de grupos diferentes concomitantemente. Estimativas de prevalência para os diferentes grupos sugerem 5,7% para os transtornos do Grupo A, 1,5% para os do Grupo B e 6% para os do Grupo C, com 9,1% para qualquer transtorno da personalidade, indicando concomitância frequente de transtornos de grupos diferentes. Dados do National Epidemiologic Survey on Alcohol and Related Conditions de 2001-2002 sugerem que cerca de 15% dos adultos dos Estados Unidos apresentam pelo menos um transtorno da personalidade.”


( F ) O diagnóstico de transtornos da personalidade exige avaliação dos padrões de funcionamento de curto prazo do indivíduo e as características particulares da personalidade devem estar evidentes no começo da infância. Os traços de personalidade que definem esses transtornos devem também ser diferenciados das características que surgem em resposta a estressores disposicionais específicos ou estados mentais mais duradouros.

Falso. Para diagnóstico de transtorno de personalidade, é necessário que haja avaliação dos padrões de funcionamento de longo prazo, que devem estar evidentes no começo da fase adulta.

“O diagnóstico de transtornos da personalidade exige avaliação dos padrões de funcionamento de longo prazo do indivíduo, e as características particulares da personalidade devem estar evidentes no começo da fase adulta. Os traços de personalidade que definem esses transtornos devem também ser diferenciados das características que surgem em resposta a estressores situacionais específicos ou estados mentais mais transitórios (p. ex., transtornos bipolar, depressivo ou de ansiedade; intoxicação por substância). O clínico deve avaliar a estabilidade dos traços de personalidade ao longo do tempo e em diversas situações. Embora uma única entrevista com o indivíduo seja algumas vezes suficiente para fazer o diagnóstico, é frequentemente necessário realizar mais de uma entrevista e espaçá-las ao longo do tempo. A avaliação pode ainda ser complicada pelo fato de que as características que definem um transtorno da personalidade podem não ser consideradas problemáticas pelo indivíduo (i.e., os traços são com frequência egossintônicos). Para ajudar a superar essa dificuldade, informações suplementares oferecidas por outros informantes podem ser úteis.”

  

Assim, a sequência correta é FVVVF

Nosso gabarito é Letra D.

 

Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *