De acordo com a proposta de diagnóstico diferencial, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O método sistemático do diagnóstico diferencial é realizado por meio da comparação dos sintomas apresentados pelos pacientes com o conjunto de sintomas que caracterizam e identificam uma determinada patologia.
( ) O uso adequado de medicações no tratamento das psicopatologias depende do diagnóstico diferencial e de seu alcance na delimitação da proposta terapêutica, que deve incluir a psicoterapia e atividades psicossociais.
( ) A esquizofrenia, diagnosticada pelo método diferencial, exige a presença de sintomas positivos e negativos, além do relato e observação de relações interpessoais passivas, ao longo de, no mínimo, 3 meses.
( ) O diagnóstico diferencial do transtorno obsessivo compulsivo deve considerar transtornos neurológicos como o de Tourette, transtornos de tique, epilepsia do lobo temporal, além de traumatismos pós-cefálicos.
Assinale a sequência correta.
- A) V, V, F, V
- B) F, F, V, V
- C) V, V, F, F
- D) F, F, V, F
Resposta:
A alternativa correta é letra A) V, V, F, V
Gabarito Letra A
De acordo com a proposta de diagnóstico diferencial, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(V) O método sistemático do diagnóstico diferencial é realizado por meio da comparação dos sintomas apresentados pelos pacientes com o conjunto de sintomas que caracterizam e identificam uma determinada patologia.
Verdadeiro. O diagnóstico diferencial é feito por um processo de eliminação, em que as características apresentadas pelo paciente são comparadas com as características de cada transtorno investigado.
(V) O uso adequado de medicações no tratamento das psicopatologias depende do diagnóstico diferencial e de seu alcance na delimitação da proposta terapêutica, que deve incluir a psicoterapia e atividades psicossociais.
Verdadeiro. O diagnóstico adequado é fundamental para estabelecer o plano de tratamento apropriado ao transtorno.
(F) A esquizofrenia, diagnosticada pelo método diferencial, exige a presença de sintomas positivos e negativos, além do relato e observação de relações interpessoais passivas, ao longo de, no mínimo, 3 meses.
Falso. Para diagnóstico da esquizofrenia é necessária a presença de 2 sintomas, que podem ser todos positivos (delírios e alucinações, por exemplo) e deve durar pelo menos 6 meses.
(V) O diagnóstico diferencial do transtorno obsessivo compulsivo deve considerar transtornos neurológicos como o de Tourette, transtornos de tique, epilepsia do lobo temporal, além de traumatismos pós-cefálicos.
Verdadeiro. Esses são transtornos que compartilham alguma característica e portanto devem ser investigados.
Assim, a sequência correta é V V F V
Gabarito Letra A
Deixe um comentário