Texto 9A2AAA
Ana, solteira, trinta e quatro anos de idade, é funcionária pública ocupante de cargo de nível superior e trabalha com quatro colegas em um mesmo setor. Os quatro colegas e familiares notaram mudanças no comportamento de Ana ao longo do último mês. Ela passou a conversar muito, rápido e em voz alta, tanto com eles quanto ao telefone, atrapalhando as atividades. O chefe notou que o trabalho dela perdeu qualidade, sendo concluído rapidamente, mas com muitos erros típicos de distração. Apesar disso, ela tinha muita facilidade para realizar as tarefas, que, muitas vezes, estavam muito aquém de sua capacidade.
O gerente de uma loja onde Ana costumava comprar itens de vestuário ligou para ela pedindo que providenciasse cobertura para um cheque devolvido pelo banco, referente a grande volume de compras realizadas na semana anterior. Como não tinha dinheiro, Ana fez um empréstimo, pagou pelas compras feitas e comprou alguns outros itens com o restante do dinheiro. A família notou que Ana parecia muito disposta, vaidosa e que tinha passado a usar maquiagem mais forte que a habitual. Ela começou a fazer atividade física no período noturno e, quando chegava em casa, se envolvia em várias atividades, de modo que dormia no máximo três horas por noite.
Mais recentemente, Ana passou três noites fora de casa em encontros sexuais com rapazes diferentes e recém-conhecidos. Ao retornar para casa, Ana sofreu um acidente de carro por dirigir em alta velocidade. Conforme a família, esses comportamentos não eram típicos de Ana ao longo dos anos.
Considerando o caso clínico 9A2AAA, assinale a opção que descreve a evolução típica da condição clínica de Ana.
- A) O prognóstico é de recidiva frequente e aumento na gravidade dos sintomas.
- B) As condições socioambientais desfavoráveis é que irão determinar a possível recidiva dos sintomas.
- C) Sendo adequado o tratamento, os sintomas desaparecem e não há recidiva.
- D) A recidiva dos sintomas pode ocorrer após o uso de drogas prescritas, drogas psicoativas ilícitas ou álcool.
- E) A recidiva dos sintomas depende da comorbidade com outro transtorno mental.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) A recidiva dos sintomas pode ocorrer após o uso de drogas prescritas, drogas psicoativas ilícitas ou álcool.
Vejamos o trecho que justifica a escolha pela ALTERNATIVA D:
d) A recidiva dos sintomas pode ocorrer após o uso de drogas prescritas, drogas psicoativas ilícitas ou álcool.
Justificativa:
"Isso fica evidente em vários trabalhos, como os de Bastos (1995); Garcia (1996); Musa (1996) e outros que mostram os efeitos paradoxais das drogas, capazes de proporcionar desde êxtases prazerosos a estados de depressão, de viabilizar a inserção em grupos sociais e de conduzir a situações de exclusão social."
Erros das demais opções:
a) O prognóstico é de recidiva frequente e aumento na gravidade dos sintomas.
b) As condições socioambientais desfavoráveis é que irão determinar a possível recidiva dos sintomas.
c) Sendo adequado o tratamento, os sintomas desaparecem e não há recidiva.
e) A recidiva dos sintomas depende da comorbidade com outro transtorno mental.
Fonte: MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira. A complexidade das relações entre drogas, álcool e violência. Cadernos de Saúde Pública, v. 14, p. 35-42, 1998.

Deixe um comentário