O transtorno de personalidade é um “padrão persistente de percepção, de relação e de julgamento sobre o ambiente e sobre a própria pessoa exteriorizados em ampla gama de contextos sociais e pessoais.
(APA, 2000, p. 686, apud Barlow, 2011).
Sobre os transtornos de personalidade, marque a alternativa CORRETA.
- A) No Transtorno de personalidade Borderline, o paciente pode apresentar uma vida tumultuada, humor e relacionamentos instáveis, autoimagem ruim, sentimento de vazio, falta de controle sobre as emoções e impulsividade.
- B) No Transtorno de personalidade paranoide, há intenso fracasso em acatar regras sociais, com ausência de consciência, de empatia, e de culpa e arrependimento. São presentes: egoísmo e dificuldade de estabelecer a diferença entre a verdade e a mentira.
- C) O paciente com Transtorno de personalidade esquizotípica apresenta desinteresse pelos relacionamentos sociais ocasionando isolamento social; espectro de emoções reduzido em situações interpessoais parecendo frio, distante e indiferente.
- D) O paciente com Transtorno de personalidade esquizóide apresenta isolamento social, comportamento incomum, considerado como esquisito e estranho. Ele frequentemente tem medo de se relacionar, possui muitas ideias de referência, crenças estranhas e pensamento mágico.
- E) No Transtorno de Personalidade antissocial, o paciente desconfia, recorrentemente e de maneira injustificada das outras pessoas, apresentando a crença de que os outros querem prejudicá-los, podendo realizar perseguição, sendo pouco sensível a críticas, tendo muita necessidade de autonomia.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) No Transtorno de personalidade Borderline, o paciente pode apresentar uma vida tumultuada, humor e relacionamentos instáveis, autoimagem ruim, sentimento de vazio, falta de controle sobre as emoções e impulsividade.
Sobre os transtornos de personalidade, marque a alternativa CORRETA.
A questão está baseada no DSM-IV. Contudo, é possível responder utilizando o conteúdo mais atualizado (DSM-V).
Veja os Transtornos de Personalidade:
"Os seguintes transtornos da personalidade estão inclusos neste capítulo:
Transtorno da personalidade paranoide é um padrão de desconfiança e de suspeita tamanhas que as motivações dos outros são interpretadas como malévolas.
Transtorno da personalidade esquizoide é um padrão de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão emocional.
Transtorno da personalidade esquizotípica é um padrão de desconforto agudo nas relações íntimas, distorções cognitivas ou perceptivas e excentricidades do comportamento.
Transtorno da personalidade antissocial é um padrão de desrespeito e violação dos direitos dos outros.
Transtorno da personalidade borderline é um padrão de instabilidade nas relações interpessoais, na autoimagem e nos afetos, com impulsividade acentuada.
Transtorno da personalidade histriônica é um padrão de e emocionalidade e busca de atenção em excesso.
Transtorno da personalidade narcisista é um padrão de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia.
Transtorno da personalidade evitativa é um padrão de inibição social, sentimentos de inadequação e hipersensibilidade a avaliação negativa.
Transtorno da personalidade dependente é um padrão de comportamento submisso gado relacionado a uma necessidade excessiva de ser cuidado.
Transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva é um padrão de preocupação com ordem, perfeccionismo e controle.
Mudança de personalidade devido a outra condição médica é uma perturbação persistente da personalidade entendida como decorrente dos efeitos fisiológicos diretos de uma condição médica (p. ex., lesão no lobo frontal).
Outro transtorno da personalidade especificado e transtorno da personalidade não especificado (...)"
Fonte: DSM-V
Com isso, encontramos a resposta na Letra A.
a) No Transtorno de personalidade Borderline, o paciente pode apresentar uma vida tumultuada, humor e relacionamentos instáveis, autoimagem ruim, sentimento de vazio, falta de controle sobre as emoções e impulsividade.
b) No Transtorno de personalidade paranoide, há intenso fracasso em acatar regras sociais, com ausência de consciência, de empatia, e de culpa e arrependimento. São presentes: egoísmo e dificuldade de estabelecer a diferença entre a verdade e a mentira. (características do Transtorno de Personalidade Antissocial)
c) O paciente com Transtorno de personalidade esquizotípica apresenta desinteresse pelos relacionamentos sociais ocasionando isolamento social; espectro de emoções reduzido em situações interpessoais parecendo frio, distante e indiferente. (características do Transtorno de Personalidade Esquizoide)
d) O paciente com Transtorno de personalidade esquizóide apresenta isolamento social, comportamento incomum, considerado como esquisito e estranho. Ele frequentemente tem medo de se relacionar, possui muitas ideias de referência, crenças estranhas e pensamento mágico. (características do Transtorno de Personalidade Esquizotípica)
e) No Transtorno de Personalidade antissocial, o paciente desconfia, recorrentemente e de maneira injustificada das outras pessoas, apresentando a crença de que os outros querem prejudicá-los, podendo realizar perseguição, sendo pouco sensível a críticas, tendo muita necessidade de autonomia. (características do Transtorno de Personalidade Paranoide)
Deixe um comentário