Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“A infância é particularmente importante porque o cérebro se altera de forma significativa nos anos após o nascimento; também é nessa época que ocorrem evoluções marcantes nas áreas de capacitação social, emocional, cognitiva e outras também importantes”

(Barrow & Durand, 2011, p. 589).

Sobre os Transtornos do Desenvolvimento, marque a opção CORRETA.

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Os transtornos globais do desenvolvimento podem ser decorrentes de deficiências neurológicas, ocasionando dificuldades graves e permanentes nas interações sociais.

   

  

  

Sobre os Transtornos do Desenvolvimento, marque a opção CORRETA.


a)  Para o diagnóstico de deficiência intelectual, são necessários três sintomas: a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade.

 

Esses sintomas são típicos do TDAH.

 

Veja mais sobre a deficiência intelectual:

 

"A definição de deficiência intelectual possui três partes: funcionamento intelectual significativamente abaixo da média, déficits ou prejuízos simultâneos no atual funcionamento adaptativo e início antes dos 18 anos."

 

Fonte: "Psicopatologia: uma abordagem integrada" (Barlow e Durand)

 

Assertiva Falsa.


b)  O espectro autista é um processo patológico cerebral que limita as funções não só intelectuais, mas também as adaptativas, tendo, como exemplo, as síndromes causadas por alterações cromossômicas como a síndrome do X frágil em virtude da mutação do cromossomo X.

 

Na verdade, essa afirmativa está descrevendo a deficiência intelectual.

 

"Dois outros tipos de deficiência intelectual são comuns: a síndrome do X frágil, que é causada por uma anomalia cromos- sômica da ponta do cromossomo X, e a deficiência intelectual cultural-familiar, um problema raro resultante de condições ambientais adversas."

 

Fonte: "Psicopatologia: uma abordagem integrada" (Barlow e Durand)

 

Assertiva Falsa.


c)  Os transtornos globais do desenvolvimento podem ser decorrentes de deficiências neurológicas, ocasionando dificuldades graves e permanentes nas interações sociais.

 

Essa é a alternativa correta.

 

Observação: a questão utiliza como referência a edição antiga do livro de Barlow e Durand. A atual segue o DSM-V que não utiliza mais o termo "Transtornos Globais do Desenvolvimento", mas "Transtornos do Neurodesenvolvimento".

 

Assertiva Correta.


d)  O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é semelhante ao transtorno autista, mas diferencia-se no não comprometimento cognitivo.

 

O TDAH não tem sintomas semelhantes ao Transtorno do Espectro Autista.

 

"Transtorno do espectro autista


Pessoas com TEA têm dificuldades para progredir no uso da linguagem, na socialização e na cognição. Esse não é um problema relativamente pequeno (como o transtorno específico da aprendizagem), mas é uma condição que afeta significativamente a forma como os indivíduos vivem e interagem com os outros.

 

O transtorno do espectro autista é um transtorno da infância, caracterizado por prejuízo significativo nas habilidades de comunicação social e em padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Esse transtorno não possui uma única causa; em vez disso, vários problemas biológicos podem contribuir e esses, em combinação com influências psicossociais, resultam nos comportamentos incomuns das pessoas com TEA."

 

Fonte: "Psicopatologia: uma abordagem integrada" (Barlow e Durand)

 

Assertiva Falsa.​​​​​​​


e)  Meninos são mais afetados com a afasia de Wernick do que meninas, e apresentam os seguintes sintomas: contato visual pobre, ambidestros, déficit na capacidade de fazer amigos, dificuldade para deduzir sentimentos dos que estão a sua volta, comportamento estereotipado, resistência à transição e mudança.

 

Esses sintomas estão mais relacionados ao Transtorno do Espectro Autista. Veja mais sobre a afasia de Wernicke:

 

"A afasia de Wernicke produz dificuldades tanto na compreensão da fala dos outros quanto na produção da linguagem. O transtorno é caracterizado por uma fala que parece fluente, mas não faz sentido, como neste exemplo de um paciente de Wernicke: 'Cara, estou suando, estou muito nervoso, sabe, de vez em quando eu sou pego, não posso mencionar o tarripoi, um mês atrás, muito pouco...'."

 

Fonte: "Introdução à Psicologia" (Feldman)

 

Assertiva Falsa.​​​​​​​

 

Portanto, a alternativa correta é a Letra C.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *