Desde criança Paula é muito perfeccionista. Para ela tudo deve estar exatamente certo, os livros precisam estar alinhados em ordem alfabética, os lápis bem apontados e separados por cores. Está sempre impecavelmente arrumada e sofre quando as coisas fogem do seu controle. Não se trata de alguns episódios, mas de um padrão de comportamento.
A psicopatologia apresentada por Paula é chamada de transtorno de
- A) Personalidade Dissociativo Narcisista.
- B) Personalidade Obsessivo-Compulsiva.
- C) Personalidade Borderline.
- D) Ansiedade Obsessivo-Compulsivo.
- E) Ansiedade Histriônica.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Personalidade Obsessivo-Compulsiva.
Desde criança Paula é muito perfeccionista. Para ela tudo deve estar exatamente certo, os livros precisam estar alinhados em ordem alfabética, os lápis bem apontados e separados por cores. Está sempre impecavelmente arrumada e sofre quando as coisas fogem do seu controle. Não se trata de alguns episódios, mas de um padrão de comportamento.
A psicopatologia apresentada por Paula é chamada de transtorno de
De início é possível eliminar as alternativas A, D e E, pois citam classificações que não estão presentes no DSM-V.
Então, sobram as alternativas: "b) Personalidade Obsessivo-Compulsiva" e "c) Personalidade Borderline".
Vejamos as características de cada um desses transtornos, segundo o DSM-V:
"Transtorno da Personalidade Obsessivo-compulsiva
Critérios DiagnósticosUm padrão difuso de preocupação com ordem, perfeccionismo e controle mental e interpessoal à custa de flexibilidade, abertura e eficiência que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por quatro (ou mais) dos seguintes:
1. É tão preocupado com detalhes, regras, listas, ordem, organização ou horários a ponto de o objetivo principal da atividade ser perdido.
2. Demonstra perfeccionismo que interfere na conclusão de tarefas (p. ex., não consegue completar um projeto porque seus padrões próprios demasiadamente rígidos não são atingidos).
3. É excessivamente dedicado ao trabalho e à produtividade em detrimento de atividades de lazer e amizades (não explicado por uma óbvia necessidade financeira).
4. É excessivamente consciencioso, escrupuloso e inflexível quanto a assuntos de moralidade, ética ou valores (não explicado por identificação cultural ou religiosa).
5. É incapaz de descartar objetos usados ou sem valor mesmo quando não têm valor sentimental.
6. Reluta em delegar tarefas ou trabalhar com outras pessoas a menos que elas se submetam à sua forma exata de fazer as coisas.
7. Adota um estilo miserável de gastos em relação a si e a outros; o dinheiro é visto como algo a ser acumulado para futuras catástrofes.
(...)
Transtorno da Personalidade Borderline
Critérios Diagnósticos
Um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos e de impulsividade acentuada que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes:
1. Esforços desesperados para evitar abandono real ou imaginado.
2. Um padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização.
3. Perturbação da identidade: instabilidade acentuada e persistente da autoimagem ou da percepção de si mesmo.
4. Impulsividade em pelo menos duas áreas potencialmente autodestrutivas (p. ex., gastos, sexo, abuso de substância, direção irresponsável, compulsão alimentar).5. Recorrência de comportamento, gestos ou ameaças suicidas ou de comportamento auto-mutilante.
6. Instabilidade afetiva devida a uma acentuada reatividade de humor (p. ex., disforia episódica, irritabilidade ou ansiedade intensa com duração geralmente de poucas horas e apenas raramente de mais de alguns dias).
7. Sentimentos crônicos de vazio.
8. Raiva intensa e inapropriada ou dificuldade em controlá-la (p. ex., mostras freqüentes de irritação, raiva constante, brigas físicas recorrentes).
9. Ideação paranoide transitória associada a estresse ou sintomas dissociativos intensos."Fonte: DSM-V
Com isso, nota-se que a alternativa correta é a Letra B.
a) Personalidade Dissociativo Narcisista.
b) Personalidade Obsessivo-Compulsiva.
c) Personalidade Borderline.
d) Ansiedade Obsessivo-Compulsivo.
e) Ansiedade Histriônica.
Deixe um comentário