Duas pessoas conversam satisfatoriamente durante uma festa muito movimentada e barulhenta. Uma banda toca música pop enquanto pessoas dançam e conversam. Além disso, outdoors luminosos com várias mensagens destinadas aos participantes da festa compõem a cena em que ocorre essa conversa.
Com base na situação relatada, o processo psicológico que possibilita a capacidade de essas duas pessoas continuarem conversando chama-se
- A) percepção focal.
- B) percepção ativa.
- C) atenção seletiva.
- D) percepção seletiva.
- E) atenção focal.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) atenção seletiva.
Gabarito Letra C
Duas pessoas conversam satisfatoriamente durante uma festa muito movimentada e barulhenta. Uma banda toca música pop enquanto pessoas dançam e conversam. Além disso, outdoors luminosos com várias mensagens destinadas aos participantes da festa compõem a cena em que ocorre essa conversa.
Com base na situação relatada, o processo psicológico que possibilita a capacidade de essas duas pessoas continuarem conversando chama-se:
Para responder essa questão, vamos primeiro relembrar os conceitos de atenção e percepção, a partir da obra Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais, de Paulo Dalgalarrondo:
Atenção:
“A atenção pode ser definida com a direção da consciência, o estado de concentração da atividade mental sobre determinado objeto”
Percepção:
“Por percepção, entende-se a tomada de consciência, pelo indivíduo, do estímulo sensorial. (...) Já a percepção diz respeito à dimensão propriamente neuropsicológica e psicológica do processo, à transformação de estímulos puramente sensoriais em fenômenos perceptivos conscientes.”
O texto indica que há vários cenários, mas as pessoas se mantém concentradas na conversa que estão tendo, ou seja, a atenção delas está direcionada a conversa.
Podemos então excluir as letras A, B e D, uma vez que não se trata de percepção.
Sobre a atenção focal e a atenção seletiva, Dalgalarrondo trás:
“Em relação à amplitude atencional, há a atenção focal, que se mantém concentrada sobre um campo determinado e relativamente delimitado e restrito da consciência, em contraposição à atenção dispersa, que não se concentra em um campo determinado, espalhando-se de modo menos delimitado.”
“Atenção seletiva diz respeito aos processos que permitem ou facilitam a seleção de estímulos e informações relevantes para o sujeito e seu processamento cognitivo. A atenção seletiva diz respeito, portanto, à manutenção da atenção apesar da presença de estímulos distratores e/ou concorrentes”.
Percebemos que, na classificação de Dalgalarrondo, a atenção seletiva trás exatamente o que buscamos: o que permite que as pessoas mantenham a atenção, mesmo com a presença de estímulos concorrentes.
Entretanto, podemos perceber que a questão foi mal formulada, uma vez que, nesse caso, a atenção também pode ser definida como focal, está concentrada em um campo determinado e relativamente restrito.
Dessa forma, o gabarito da banca é Letra C, porém a letra E também seria uma resposta possível, em outra circunstância.
Referência
Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
Deixe um comentário