São crenças fixas, não passíveis de mudanças à luz de evidências conflitantes. Seu conteúdo pode incluir uma variedade de temas, por exemplo, persecutório ou de grandeza.
Essa definição refere-se ao conceito de
- A) delírios.
- B) desorganização do pensamento.
- C) alucinações.
- D) sintomas negativos.
- E) anedonia.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) delírios.
Gabarito Letra A
São crenças fixas, não passíveis de mudanças à luz de evidências conflitantes. Seu conteúdo pode incluir uma variedade de temas, por exemplo, persecutório ou de grandeza.
Essa definição refere-se ao conceito de:
Cada uma das alternativas, trás uma das características dos transtornos psicóticos. Vamos lembrar a definição de cada um deles, de acordo com o DSM:
a) delírios. –
“Os delírios são crenças fixas, não passíveis de mudança à luz de evidências conflitantes. Seu conteúdo pode incluir uma variedade de temas (p. ex., persecutório, de referência, somático, religioso, de grandeza).”
Encontramos a resposta! A definição trazida pela questão é exatamente o que trás o DSM sobre delírios.
b) desorganização do pensamento. –
“A desorganização do pensamento (transtorno do pensamento formal) costuma ser inferida a partir do discurso do indivíduo. Este pode mudar de um tópico a outro (descarrilamento ou afrouxamento das associações). As respostas a perguntas podem ter uma relação oblíqua ou não ter relação alguma (tangencialidade).”
c) alucinações. –
“Alucinações são experiências semelhantes à percepção que ocorrem sem um estímulo externo. São vívidas e claras, com toda a força e o impacto das percepções normais, não estando sob controle voluntário”
d) sintomas negativos. –
“Sintomas negativos respondem por uma porção substancial da morbidade associada à esquizofrenia, embora sejam menos proeminentes em outros transtornos psicóticos. Dois sintomas negativos são especialmente proeminentes na esquizofrenia: expressão emocional diminuída e avolia.”
e) anedonia. –
A anedonia faz parte dos sintomas negativos, e o DSM a define como
“A anedonia é a capacidade reduzida de ter prazer resultante de estímulos positivos, ou degradação na lembrança do prazer anteriormente vivido.”
Dessa forma, nosso gabarito é Letra A.
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Porto Alegre: Editora Artemed, 2014. Disponível em: < http://www.tdahmente.com/wp-content/uploads/2018/08/Manual-Diagn%C3%B3stico-e-Estat%C3%ADstico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5.pdf> Acesso em 07 de julho de 2019.
Deixe um comentário