Transtornos de Humor são caracterizados por alterações no humor ou no afeto do indivíduo, durante um período de tempo prologando, que causam sofrimento e alteram as atividades diárias.
O critério A para Episódio Depressivo Maior é diagnosticado por meio das seguintes características:
- A) um episódio depressivo, pelo menos, acompanhado por, pelo menos, um episódio hipomaníaco ou maníaco.
- B) uma perturbação proeminente e persistente do humor, considerada uma consequência fisiológica direta de uma condição médica geral.
- C) dois episódios maníacos ou mistos, pelo menos, geralmente acompanhados por episódios depressivos maiores.
- D) duas semanas, pelo menos, de humor deprimido ou perda de interesse, acompanhados por, pelo menos, quatro sintomas adicionais de depressão.
- E) uma perturbação proeminente e persistente do humor, considerada uma consequência fisiológica direta de uma droga, um medicamento ou exposição a uma toxina.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) duas semanas, pelo menos, de humor deprimido ou perda de interesse, acompanhados por, pelo menos, quatro sintomas adicionais de depressão.
Gabarito Letra D
A questão pergunta qual o critério A para episódio depressivo maior. Não está escrito, mas sabemos que para responder precisamos recorrer ao DSM-V, que é o manual que usa essa separação de critérios.
Vejamos:
“Cinco (ou mais) dos seguintes sintomas estiveram presentes durante o mesmo período de duas semanas e representam uma mudança em relação ao funcionamento anterior; pelo menos um dos sintomas é (1) humor deprimido ou (2) perda de interesse ou prazer.”
Os sintomas não foram abordados pela questão, mas como este é um dos transtornos mais cobrados em prova, é sempre bom lembrar:
“1. Humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias, conforme indicado por relato subjetivo (p. ex., sente-se triste, vazio, sem esperança) ou por observação feita por outras pessoas (p. ex., parece choroso). (Nota: Em crianças e adolescentes, pode ser humor irritável.)
2. Acentuada diminuição do interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades na maior parte do dia, quase todos os dias (indicada por relato subjetivo ou observação feita por outras pessoas).
3. Perda ou ganho significativo de peso sem estar fazendo dieta (p. ex., uma alteração de mais de 5% do peso corporal em um mês), ou redução ou aumento do apetite quase todos os dias. (Nota: Em crianças, considerar o insucesso em obter o ganho de peso esperado.)
4. Insônia ou hipersonia quase todos os dias.
5. Agitação ou retardo psicomotor quase todos os dias (observáveis por outras pessoas, não meramente sensações subjetivas de inquietação ou de estar mais lento).
6. Fadiga ou perda de energia quase todos os dias.
7. Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropriada (que podem ser delirantes) quase todos os dias (não meramente autorrecriminação ou culpa por estar doente).
8. Capacidade diminuída para pensar ou se concentrar, ou indecisão, quase todos os dias (por relato subjetivo ou observação feita por outras pessoas).
9. Pensamentos recorrentes de morte (não somente medo de morrer), ideação suicida recorrente sem um plano específico, uma tentativa de suicídio ou plano específico para cometer suicídio”
Vamos agora ver as alternativas:
a) um episódio depressivo, pelo menos, acompanhado por, pelo menos, um episódio hipomaníaco ou maníaco. – Essa é uma definição genérica de transtorno bipolar. Incorreto.
b) uma perturbação proeminente e persistente do humor, considerada uma consequência fisiológica direta de uma condição médica geral. – Essa é a definição de transtorno depressivo devido a uma condição médica. Incorreto.
c) dois episódios maníacos ou mistos, pelo menos, geralmente acompanhados por episódios depressivos maiores. – Essa alternativa não faz referência a nenhum transtorno específico. Incorreto.
d) duas semanas, pelo menos, de humor deprimido ou perda de interesse, acompanhados por, pelo menos, quatro sintomas adicionais de depressão. – Correto! Essa alternativa está de acordo com o DSM e é nosso gabarito.
e) uma perturbação proeminente e persistente do humor, considerada uma consequência fisiológica direta de uma droga, um medicamento ou exposição a uma toxina. – Essa é a definição de transtorno depressivo induzido por substância/medicamento. Incorreto.
Reiteramos então nosso gabarito como Letra D.
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Porto Alegre: Editora Artemed, 2014. Disponível em: < http://www.tdahmente.com/wp-content/uploads/2018/08/Manual-Diagn%C3%B3stico-e-Estat%C3%ADstico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5.pdf> Acesso em 03 de julho de 2019.
Deixe um comentário