Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A esquizofrenia e os transtornos psicóticos são caracterizados por possuírem, em seu aspecto definidor, a presença de sintomas psicóticos.

 

O transtorno esquizoafetivo tem como um dos critérios diagnósticos

Resposta:

A alternativa correta é letra B) um período ininterrupto de doença durante o qual há um episódio depressivo maior ou maníaco, concomitante com o critério A para esquizofrenia.

Gabarito Letra B

 

A questão pergunta qual alternativa trás um dos critérios diagnósticos do transtorno esquizoafetivo.

 

Vamos, primeiro, relembrar quais são os critérios, de acordo com o DSM-V:

 

“A. Um período ininterrupto de doença durante o qual há um episódio depressivo maior ou maníaco concomitante com o Critério A da esquizofrenia.

Nota: O episódio depressivo maior deve incluir o Critério

A1: humor deprimido.

B. Delírios ou alucinações por duas semanas ou mais na ausência de episódio depressivo maior ou maníaco durante a duração da doença ao longo da vida.

C. Os sintomas que satisfazem os critérios para um episódio de humor estão presentes na maior parte da duração total das fases ativa e residual da doença.

D. A perturbação não pode ser atribuída aos efeitos de uma substância (p. ex., droga de abuso, medicamento) ou a outra condição médica.”

 

Nossa resposta está, então, na letra B, que diz: um período ininterrupto de doença durante o qual há um episódio depressivo maior ou maníaco, concomitante com o critério A para esquizofrenia, exatamente como escrito no critério A do DSM.

 

Referência

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Porto Alegre: Editora Artemed, 2014. Disponível em: < http://www.tdahmente.com/wp-content/uploads/2018/08/Manual-Diagn%C3%B3stico-e-Estat%C3%ADstico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5.pdf> Acesso em 03 de julho de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *