Estudos demonstram que os Transtornos Antissocial e Borderline possuem particularidades em sua classificação diagnóstica e na prática profissional que os tornam complexos.
Sobre o Transtorno de Personalidade Antissocial e Borderline, é correto afirmar que
- A) a terapia cognitivo-comportamental não é indicada como um método eficaz no tratamento desses transtornos.
- B) os transtornos se caracterizam por comportamentos disfuncionais crônicos, que perduram por toda vida do indivíduo.
- C) os estudos apontaram que há evidência científica para atribuir atos violentos e criminosos, como parte integrante da psicopatologia desses transtornos, em particular.
- D) os transtornos de personalidade dos tipos Antissocial e Borderline são considerados como tendo os diagnósticos mais polêmicos, em função de sua dificuldade de tratamento e manejo pelos profissionais de saúde.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) os transtornos de personalidade dos tipos Antissocial e Borderline são considerados como tendo os diagnósticos mais polêmicos, em função de sua dificuldade de tratamento e manejo pelos profissionais de saúde.
Estudos demonstram que os Transtornos Antissocial e Borderline possuem particularidades em sua classificação diagnóstica e na prática profissional que os tornam complexos.
Sobre o Transtorno de Personalidade Antissocial e Borderline, é correto afirmar qu
a) a terapia cognitivo-comportamental não é indicada como um método eficaz no tratamento desses transtornos.
Essa questão está baseada no artigo de Soares. O autor fala da eficácia da terapia cognitivo-comportamental. Veja:
"Os estudos analisados são também unânimes em apontar mudanças nos critérios, arcabouços teóricos, métodos diagnósticos e psicoterapêuticos, em que houve sugestões de mudanças nos critérios diagnósticos pela inclusão de novos critérios e outros indicando a adoção da avaliação dimensional da personalidade e da terapia cognitivo-comportamental para método de avaliação e tratamento eficazes, respectivamente. Várias das dimensões da personalidade avaliadas nos estudos são iguais aos indicadores de saúde mental adotados pela Organização Mundial da Saúde."
Assertiva Falsa.
b) os transtornos se caracterizam por comportamentos disfuncionais crônicos, que perduram por toda vida do indivíduo.
Soares fala sobre comportamentos disfuncionais agudos. Veja:
"Os transtornos são caracterizados por comportamentos disfuncionais agudos que se dissipam em um relativo curto espaço de tempo."
Assertiva Falsa.
c) os estudos apontaram que há evidência científica para atribuir atos violentos e criminosos, como parte integrante da psicopatologia desses transtornos, em particular.
Veja o que diz Soares:
Os estudos aqui analisados apontaram que não há evidência científica para atribuir atos violentos e criminosos, como parte integrante da psicopatologia desses transtornos, em particular, ampliando a capacidade de reflexão de conceitos tão complexos
Assertiva Falsa.
d) os transtornos de personalidade dos tipos Antissocial e Borderline são considerados como tendo os diagnósticos mais polêmicos, em função de sua dificuldade de tratamento e manejo pelos profissionais de saúde.
Essa é a afirmativa que está de acordo com Soares:
"Desde que o processo de medicalização da anormalidade e da diferença, iniciou-se por meio da psiquiatria, muito vem se discutido sobre os reais benefícios advindos da intervenção e apoderamento da loucura pela medicina psiquiátrica. O processo de medicalização da diferença começa pela realização de um julgamento social, que é imbuído de um esquema cognitivo, responsável por esse julgamento.
Os transtornos de personalidade dos tipos Antissocial e Borderline são os diagnósticos mais polêmicos, em razão de sua dificuldade de tratamento e manejo pelos profissionais de saúde, em geral. Os estudos aqui analisados apontaram que não há evidência científica para atribuir atos violentos e criminosos, como parte integrante da psicopatologia desses transtornos, em particular, ampliando a capacidade de reflexão de conceitos tão complexos."
Assertiva Correta.
A alternativa correta é, portanto, a Letra D.
Deixe um comentário