A respeito da fobia social, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A esquiva, a antecipação ansiosa, a angústia de situações sociais ou demonstrações temidas interferem de maneira significativa na rotina diária do paciente, levando paulatinamente ao isolamento social.
( ) A pessoa que apresenta um quadro de fobia social reconhece que o medo excessivo é racional, pois consegue explicitá-lo bem.
( ) As situações ou demonstrações socialmente temidas são evitadas ou vividas com ansiedade ou angústia intensa.
( ) O indivíduo com fobia social tem dificuldade para se concentrar ou a sensação de a mente ficar “em branco”.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
- A) V – F – F – V
- B) F – V – V – F
- C) V – F – V – F
- D) V – F – V – V
- E) F – F – F – V
Resposta:
A alternativa correta é letra C) V – F – V – F
A respeito da fobia social, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).
Essa questão está baseada no texto do DSM-IV. Veja:
"Critérios Diagnósticos para F40.1 - 300.23 Fobia Social
A. Medo acentuado e persistente de uma ou mais situações sociais ou de desempenho, onde o indivíduo é exposto a pessoas estranhas ou ao possível escrutínio por outras pessoas. O indivíduo teme agir de um modo (ou mostrar sintomas de ansiedade) que lhe seja humilhante e embaraçoso.
Nota: Em crianças, deve haver evidências de capacidade para relacionamentos sociais adequados à idade com pessoas que lhes são familiares e a ansiedade deve ocorrer em contextos que envolvem seus pares, não apenas em interações com adultos.B. A exposição à situação social temida quase que invariavelmente provoca ansiedade, que pode assumir a forma de um Ataque de Pânico ligado a situação ou predisposto por situação.
Nota: Em crianças, a ansiedade pode ser expressada por choro, ataques de raiva, imobilidade ou afastamento de situações sociais com pessoas estranhas.C. A pessoa reconhece que o medo é excessivo ou irracional.
Nota: Em crianças, esta característica pode estar ausente.D. As situações sociais e de desempenho temidas são evitadas ou suportadas com intensa ansiedade ou sofrimento.
E. A esquiva, antecipação ansiosa ou sofrimento na situação social ou de desempenho temida interferem significativamente na rotina, funcionamento ocupacional (acadêmico), atividades sociais ou relacionamentos do indivíduo, ou existe sofrimento acentuado por ter a fobia. [398]
F. Em indivíduos com menos de 18 anos, a duração é de no mínimo 6 meses.
G. O temor ou esquiva não se deve aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (por ex., droga de abuso, medicamento) ou de uma condição médica geral nem é melhor explicado por outro transtorno mental (por ex., Transtorno de Pânico Com ou Sem Agorafobia, Transtorno de Ansiedade de Separação, Transtorno Dismórfico Corporal, Transtorno Invasivo do Desenvolvimento ou Transtorno da Personalidade Esquizóide).
H. Em presença de uma condição médica geral ou outro transtorno mental, o medo no Critério A não tem relação com estes; por ex., o medo não diz respeito a Tartamudez, tremor na doença de Parkinson ou apresentação de um comportamento alimentar anormal na Anorexia Nervosa ou Bulimia Nervosa.
Especificar se:
Generalizada: se os temores incluem a maioria das situações sociais (considerar também o diagnóstico adicional de Transtorno da Personalidade Esquiva)."
Agora observe o texto do DSM atual (DSM-V):
"Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social)
Critérios Diagnósticos
300.23 (F40.10)A. Medo ou ansiedade acentuados acerca de uma ou mais situações sociais em que o indivíduo é exposto a possível avaliação por outras pessoas. Exemplos incluem interações sociais (p. ex., manter uma conversa, encontrar pessoas que não são familiares), ser observado (p. ex., comendo ou bebendo) e situações de desempenho diante de outros (p. ex., proferir palestras).
Nota: Em crianças, a ansiedade deve ocorrer em contextos que envolvem seus pares, e não apenas em
interações com adultos.B. O indivíduo teme agir de forma a demonstrar sintomas de ansiedade que serão avaliados negativamente (i.e., será humilhante ou constrangedor; provocará a rejeição ou ofenderá a outros).
C. As situações sociais quase sempre provocam medo ou ansiedade.
Nota: Em crianças, o medo ou ansiedade pode ser expresso chorando, com ataques de raiva, imobilidade, comportamento de agarrar-se, encolhendo-se ou fracassando em falar em situações sociais.
D. As situações sociais são evitadas ou suportadas com intenso medo ou ansiedade.
E. O medo ou ansiedade é desproporcional à ameaça real apresentada pela situação social e o contexto sociocultural.
F. O medo, ansiedade ou esquiva é persistente, geralmente durando mais de seis meses.
G. O medo, ansiedade ou esquiva causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
H. O medo, ansiedade ou esquiva não é conseqüência dos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., droga de abuso, medicamento) ou de outra condição médica.
*I. O medo, ansiedade ou esquiva não é mais bem explicado pelos sintomas de outro transtorno mental, como transtorno de pânico, transtorno dismórfico corporal ou transtorno do espectro autista.
J. Se outra condição médica (p. ex., doença de Parkinson, obesidade, desfiguração por queimaduras ou ferimentos) está presente, o medo, ansiedade ou esquiva é claramente não relacionado ou é excessivo."
Com base nisso, vamos analisar as afirmativas.
( V ) A esquiva, a antecipação ansiosa, a angústia de situações sociais ou demonstrações temidas interferem de maneira significativa na rotina diária do paciente, levando paulatinamente ao isolamento social.
( F ) A pessoa que apresenta um quadro de fobia social reconhece que o medo excessivo é racional, pois consegue explicitá-lo bem.
( V ) As situações ou demonstrações socialmente temidas são evitadas ou vividas com ansiedade ou angústia intensa.
( F ) O indivíduo com fobia social tem dificuldade para se concentrar ou a sensação de a mente ficar “em branco”. (característica do Transtorno de Ansiedade Generalizada)
Portanto, a sequência ficou V F V F. Encontramos a resposta na Letra C.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
a) V – F – F – V
b) F – V – V – F
c) V – F – V – F
d) V – F – V – V
e) F – F – F – V
Deixe um comentário