Mariana, trinta e quatro anos de idade, servidora pública, compareceu ao setor de psicologia do seu trabalho com queixas de ansiedade, disfunções do estômago e do intestino, alteração da pressão arterial e arritmia. Relatou que se mantinha isolada em casa, havia dias, por sentir vergonha do próprio corpo. Ao ser indagada pelo profissional responsável pelo atendimento psicológico sobre o início dos sintomas, ela afirmou que, desde a adolescência, se sentia angustiada por não ter controle sobre o que come, e que optava por compensações, na tentativa de eliminar o excesso do que é ingerido. Definiu-se como uma pessoa irritadiça e instável. Ressaltou também que, em situações de estresse emocional, sua primeira reação era comer.
Com base na situação hipotética apresentada, assinale a opção correta de acordo com a Classificação Internacional das Doenças (CID-10) e com o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-V).
- A) O isolamento social, associado às queixas de ansiedade e às compensações diante do que é ingerido, caracteriza o quadro de bulimia nervosa atípica apresentado pela servidora pública.
- B) A presença de sofrimento significativo, como a angústia, de episódios recorrentes de compulsão alimentar, bem como sua associação a comportamentos compensatórios, caracteriza o transtorno de compulsão alimentar apresentado pela servidora.
- C) Dado o quadro de hiperfagia, associado a outras perturbações psicológicas, apresentado pela paciente mencionada, é necessário investigar sintomas afetivos menores ou mesmo uma anormalidade de personalidade associada ao suposto uso de drogas.
- D) A referida paciente apresenta sintomas de um quadro somatoforme em que depressão e ansiedade estão presentes, o que justifica o início imediato do tratamento psicológico.
- E) Os sintomas autonômicos ou mesmo depressivos apresentados pela referida paciente, bem como a irritabilidade e a instabilidade emocional, são suficientes para caracterizar um quadro de neurastenia.
Resposta:
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
QUESTÃO ANULADA
GABARITO PRELIMINAR: B
A justificativa da banca para a anulação foi:
Há divergência na literatura especializada a respeito do assunto tratado na questão.
Vejamos as partes do enunciado que são importantes para o entendimento da questão e a escolha das alternativas. A paciente:
Relatou que se mantinha isolada em casa, havia dias, por sentir vergonha do próprio corpo. [...] afirmou que, desde a adolescência, se sentia angustiada por não ter controle sobre o que come, e que optava por compensações, na tentativa de eliminar o excesso do que é ingerido.
Com base na descrição acima, podemos ficar entre duas opções de resposta:
a) O isolamento social, associado às queixas de ansiedade e às compensações diante do que é ingerido, caracteriza o quadro de bulimia nervosa atípica apresentado pela servidora pública.
A bulimia pode ser um diagnóstico provável principalmente pelo fato de a paciente tentar eliminar o excesso do que é ingerido.
b) A presença de sofrimento significativo, como a angústia, de episódios recorrentes de compulsão alimentar, bem como sua associação a comportamentos compensatórios, caracteriza o transtorno de compulsão alimentar apresentado pela servidora.
Se houvesse apenas compulsão alimentar, o enunciado não deveria ter mencionado a presença de tentativas da paciente de eliminar o excesso do que era ingerido, o que seria mais característico de um quadro de bulimia.
Em vista da presença de mais de uma possibilidade de resposta, conclui-se que a banca foi sensata em anular a presente questão. Precisaríamos de mais informações para julgar o item de forma satisfatória.
Deixe um comentário