A posição da maioria dos terapeutas que lida com o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é de que, depois de uma experiência traumática que força o indivíduo a se defrontar com a própria vulnerabilidade e o desamparo, a vida jamais será a mesma, e o trauma, de alguma forma, fará parte do seu cotidiano (Cordioli, 1998).
A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
- A) A fim de auxiliar o paciente, o psicólogo deve ajudá-lo a desconstruir o passado traumático.
- B) Ajudar o paciente a encontrar um sentido ou significado para o seu trauma deve constituir-se no ponto principal da terapia.
- C) O psicólogo não deve nomear os sintomas para o paciente, e deve evitar que este os traga para o processo terapêutico.
- D) O terapeuta não precisa se esforçar para que ele e o paciente construam um vínculo forte entre si, uma vez que o trauma sofrido por este impede que isso aconteça.
- E) Somente o fato de o paciente verbalizar seus sentimentos relacionados ao trauma, sem que seja necessário vivenciá-los no processo terapêutico, já é suficiente para que a cura seja alcançada.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Ajudar o paciente a encontrar um sentido ou significado para o seu trauma deve constituir-se no ponto principal da terapia.
Gabarito Letra B
A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
a) A fim de auxiliar o paciente, o psicólogo deve ajudá-lo a desconstruir o passado traumático.
Errado. O paciente com TEPT não precisa desconstruir o passado, e sim ressiginifica-lo, integra-lo de forma adequada em sua história.
b) Ajudar o paciente a encontrar um sentido ou significado para o seu trauma deve constituir-se no ponto principal da terapia.
Certo!
c) O psicólogo não deve nomear os sintomas para o paciente, e deve evitar que este os traga para o processo terapêutico.
Errado. É fundamental que o paciente consiga nomear seus sentimentos e trazê-los para o processo. O psicólogo pode ajudá-lo nessa tarefa.
d) O terapeuta não precisa se esforçar para que ele e o paciente construam um vínculo forte entre si, uma vez que o trauma sofrido por este impede que isso aconteça.
Errado. O vínculo é fundamental nesses casos, e o psicólogo deve trabalhar de forma a buscá-lo.
e) Somente o fato de o paciente verbalizar seus sentimentos relacionados ao trauma, sem que seja necessário vivenciá-los no processo terapêutico, já é suficiente para que a cura seja alcançada.
Errado. O paciente pode verbalizar sem contato emocional com o evento, o que não teria efeito terapêutico.
Nosso gabarito é Letra B
Deixe um comentário