As síndromes ansiosas são ordenadas inicialmente em dois grupos: quadros em que a ansiedade é constante e permanente (ansiedade generalizada, livre e flutuante) e quadros em que há crises de ansiedade abruptas e mais ou menos intensas (Dalgalarrondo, 2008).
A respeito desse tema, assinale a alternativa que corresponde a quadros de crise abrupta.
- A) Pânico.
- B) Medo de altura.
- C) Medo de falar em público.
- D) Medo de escuro.
- E) Medo de si mesmo.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Pânico.
Gabarito Letra A
A respeito desse tema, assinale a alternativa que corresponde a quadros de crise abrupta.
a) Pânico.
Certo!
“Pânico
É uma reação de medo intenso, de pavor, relacionada geralmente ao perigo imaginário de morte iminente, descontrole ou desintegração. O pânico se manifesta quase sempre como crises de pânico. Estas são crises agudas e intensas de ansiedade, acompanhadas por medo intenso de morrer ou de perder o controle e de acentuada descarga autonômica (taquicardia, sudorese, etc.). As crises caracterizam-se pelo início abrupto de uma sensação de grande perigo e desejo de fugir ou escapar da situação. Ocorrem sintomas somáticos autonômicos, decorrentes da ansiedade intensa, como palpitações, sudorese fria, tremores, parestesias (principalmente formigamentos nos lábios e/ou ponta dos dedos), sensação de falta de ar, desconforto respiratório, dor ou desconforto no peito, náusea, sensação da cabeça ficar”
b) Medo de altura.
Errado. Medo de altura é chamado de acrofobia.
c) Medo de falar em público.
Errado. Medo de falar em público é chamado de glossofobia.
d) Medo de escuro.
Errado. Medo de escuro é chamado de nictofobia.
e) Medo de si mesmo.
Errado. Medo de altura é chamado de autofobia.
Nosso gabarito é Letra A.
Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019.
Deixe um comentário