Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A respeito da dislexia, analise as afirmativas a seguir.

I. A dislexia afeta em torno de 15% das crianças em idade escolar.

II. As crianças com problemas de aprendizagem têm, muitas vezes, inteligência média ou acima da média.

III. A dislexia tem a ver com o processamento de informações sensórias.

Assinale:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

Gabarito: Letra D

I. A dislexia afeta em torno de 15% das crianças em idade escolar.

Errado. A dislexia afeta de 3 a 5% das crianças em idade escolar.

Dislexia é um transtorno específico de aprendizagem que acomete em torno de 3% a 5% dos escolares. Dificuldade na aquisição e fluência da leitura e escrita, desenvolvimento cognitivo dentro dos padrões de normalidade, déficit no processamento fonológico e baixo desempenho em algumas habilidades cognitivas são as principais características encontradas nesse transtorno.” 

 

II. As crianças com problemas de aprendizagem têm, muitas vezes, inteligência média ou acima da média.

Certo! Veja:

Muitas crianças com deficiência de aprendizagem tem inteligência média ou acima da média; algumas, de fato, são extremamente brilhantes. É esse paradoxo que muitas vezes alerta os médicos da possível presença de uma deficiência de aprendizagem. O problema não é simplesmente que a criança tem dificuldade em acompanhar seus colegas. O que acontece é que seu desempenho não é compatível com seu próprio potencial.” 

 

III. A dislexia tem a ver com o processamento de informações sensórias

Certo! A dificuldade com processamento de informações é uma característica comum da dislexia.

“A dislexia é um transtorno que afeta habilidades básicas de leitura e linguagem. Ela tem as suas raízes em sistemas cerebrais responsáveis pelo processamento fonológico. Essa diferença no processamento fonológico faz com que pessoas com dislexia tenham dificuldade para processar os sons das palavras e associá-los com as letras ou sequência de letras que os representam. Outras características comuns da dislexia incluem dificuldades com nomeação rápida, memória de trabalho e processamento de informações. Representando um déficit na capacidade de simbolizar, começa a se definir a partir da necessidade que tem a criança de lidar receptivamente ou expressivamente com a representação da realidade, ou antes, com a simbolização da realidade, ou também dizer, com a nomeação do poder-se no mundo. (POPOVIC, 1968, apud SEMKIV, 2013, p. 29591) “

 

Assim, apenas II e III estão corretas.

Gabarito: Letra D

 

Fonte:

Rodrigues, Sônia das Dores, & Ciasca, Sylvia Maria. (2016). Dislexia na escola: identificação e possibilidades de intervenção. Revista Psicopedagogia33(100), 86-97. Recuperado em 02 de dezembro de 2021, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862016000100010&lng=pt&tlng=pt.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *