Continua após a publicidade..
João vem pensando insistentemente em catástrofes ao ponto de não conseguir se concentrar em suas atividades; ele afirma que tais pensamentos “invadem” sua mente e não consegue controlá-los. Da mesma forma, ele tem levantado várias vezes à noite para verificar portas e janelas, incomodando-se facilmente quando os objetos em cima da cômoda não se encontram no seu “devido lugar”, dispostos a uma mesma distância uns dos outros.
De acordo com este quadro hipotético, é possível que João esteja apresentando aspectos típicos de um quadro:
- A) histérico, com aspectos dissociativos devido às alterações cognitivas.
- B) bipolar, na fase maníaca, devido sua necessidade de repetir ações e o excesso de organização.
- C) obsessivo-compulsivo, devido aos pensamentos persistentes e às ações repetitivas e ritualísticas.
- D) paranoico, devido aos pensamentos catastróficos e ao medo de morrer.
- E) ansioso, devido a sua necessidade de estar sempre alerta e preparado para reagir a uma possível ameaça.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) obsessivo-compulsivo, devido aos pensamentos persistentes e às ações repetitivas e ritualísticas.
João apresenta sintomas típicos do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). Os pensamentos recorrentes em catástrofes e a dificuldade em controlá-los são características das obsessões, enquanto o comportamento de verificar portas e janelas várias vezes à noite e a necessidade de organização rígida são exemplos de compulsões. Esses comportamentos são realizados em resposta à ansiedade gerada pelas obsessões, caracterizando o ciclo típico do TOC.
Deixe um comentário