Continua após a publicidade..
No homem, a cada ejaculação são liberados milhões de espermatozoides, cada um deles carregando um lote haploide de 23 cromossomos.
Considerando-se apenas a segregação independente dos cromossomos na prófase I da meiose, podemos afirmar corretamente que, em termos estatísticos, no volume de um ejaculado estarão presentes até:
- A) 223 espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles carregando um conjunto cromossômico que difere do conjunto cromossômico de outro espermatozoide, uma vez que cada um deles carrega cromossomos de diferentes pares.
- B) 223 espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles carregando um conjunto cromossômico que difere do conjunto cromossômico de outro espermatozoide na sua composição de alelos.
- C) 232 espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles carregando um conjunto cromossômico que difere do conjunto cromossômico de outro espermatozoide, uma vez que cada um deles carrega cromossomos de diferentes pares.
- D) 232 espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles com apenas um dos homólogos de cada par.
- E) 23×23 espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles carregando um conjunto cromossômico que difere do conjunto cromossômico de outro espermatozoide na sua composição de alelos.
Resposta:
A alternativa correta é letra B
Toda célula humana possui 23 pares de cromossomos. Na divisão celular responsável por gerar espermatozoides, uma célula com 46 cromossomos (23 pares) dará origem a quatro células com 23 cromossomos. No começo da meiose ocorre duplicação de cada cromossomo antes de ser separado e depois dividido, o que torna possível gerar quatro células com metade do material de uma célula. Cada célula n gerada (espermatozoide) contém 23 cromossomos e cada um deles foi “escolhido” entre duas possibilidades, pois a célula mãe possuía 23 pares e apenas um dos cromossomos do par vai para cada espermatozoide. Assim, de cada par de cromossomos apenas um irá compor determinado espermatozoide, o que nos leva ao valor de 223 conjuntos diferentes. Todos têm pelo menos um cromossomo de cada par, formando conjuntos de alelos diferentes. Portanto, a resposta correta é a alternativa B.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário