Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O conhecimento da psicopatologia no ambiente de trabalho é fundamental, pois determinados quadros clínicos podem comprometer o ajustamento eficaz no trabalho. Assim, pode-se afirmar que o trabalhador que possui

Resposta:

A alternativa correta é letra D) neurose obsessiva compulsiva desenvolve gradualmente uma defesa contra a ansiedade em relação a conflitos inconscientes, proporcionando uma falsa segurança à pessoa.

Gabarito Letra D

 

O conhecimento da psicopatologia no ambiente de trabalho é fundamental, pois determinados quadros clínicos podem comprometer o ajustamento eficaz no trabalho. Assim, pode-se afirmar que o trabalhador que possui

 

a) neurose histérica tem um deslocamento da ansiedade causada por conflitos internos inconscientes, chamado de fobia.

Errado. A fobia está presente na neurose fóbica, e não na neurose histérica. Sobre a neurose histérica:

“neurose enquanto histeria refere-se ao sofrimento vivido no corpo. O gozo inconsciente e doloroso é convertido em sofrimento corporal, o que antes correspondia ao investimento energético de um conteúdo inconsciente, passa a expressar-se em uma rede somática (Nasio, 1991). Na conversão, o que chama a atenção é o seu valor simbólico, a tal ponto que os sintomas obedecem a uma anatomia puramente fantasmática (Andrade, 1995).”

 

b) transtorno de humor apresenta uma exaltação da vitalidade, com uma alegria exagerada, verborragia e atividade desenfreada.

Errado. Em um quadro de mania esses sintomas podem de fato ser apresentados, mas não é possível afirmar que quando o trabalhador possui um transtorno de humor ele vá apresentar esses sintomas. Ele pode apresentar um transtorno depressivo maior, por exemplo.

 

c) paranoia tem um sentimento grandioso por sua pessoa, demonstrando arrogância e necessidade de admiração excessiva.

Errado. Esses sintomas são característicos do transtorno de personalidade narcisista, e não da paranoia.

 

d) neurose obsessiva compulsiva desenvolve gradualmente uma defesa contra a ansiedade em relação a conflitos inconscientes, proporcionando uma falsa segurança à pessoa.

Certo! Vamos lembrar mais um pouco sobre a neurose obsessiva:

“A neurose enquanto obsessão refere-se ao sofrimento consciente no pensamento. Nesta condição o gozo inconsciente e perigoso é deslocado para o pensamento, para o campo das ideias conscientes (Nasio, 1991). Como coloca Freud, a carga afetiva é separada de sua ideia original e ligada a outras representações toleráveis. De acordo com a teoria freudiana, na neurose obsessiva ocorre a substituição da representação original ligada ao trauma por representações que fazem parte da vida da pessoa no momento em que expressa os sintomas obsessivos, podendo essa substituição ser consciente ou não (Macedo, 2005). Um exemplo deste tipo de neurose pode ser encontrado em pacientes que possuem rituais de um valor religioso particular, que realizam esses rituais em função de crenças que desenvolvem de que se não realizadas elas trarão péssimas consequências, que acreditam em presságios, em grande parte sem importância. Esses pacientes acabam por ter suas lembranças embaralhadas, sua sequência de tempo na memória alterada, o que dá sustentação aos pensamentos neuróticos, às crenças ritualísticas (Oliveira, 2011).”

 

e) transtorno mental da esquizofrenia apresenta uma doença que é uma forma leve e curta, podendo ocorrer em formas de surtos e após a medicação, por um período, esse transtorno pode ser eliminado.

Errado. Para o diagnóstico da esquizofrenia é necessário que haja perturbação por pelo menos seis meses. Não é uma doença curta ou leve.

 

Nosso gabarito é Letra D.

 

Fonte: Neurose e seus diferentes mecanismos de defesa. https://www.ufrgs.br/psicopatologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *