Os transtornos relacionados a substâncias incluem desde transtornos referentes ao consumo de uma droga de abuso, até os efeitos colaterais de um medicamento e a exposição a toxinas. O DSM-IV – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (2002) – trabalha com os seguintes fatores dentro dos Transtornos por uso ou indução de uma substância psicoativa: dependência, abuso, intoxicação e abstinência. No que concerne à dependência, é correto afirmar que
- A) a ocorrência de um único sintoma característico deste fator, reiteradas vezes nos últimos 12 meses, caracteriza o indivíduo enquanto dependente de uma substância.
- B) o “uso” é caracterizado como consumo de qualquer substância, seja para experimentar, uso esporádico ou episódico, o qual sempre leva ao abuso e, depois, à dependência.
- C) o paciente que apresenta a dependência não tem consciência de que o uso da substância contribua para um problema psicológico ou físico, pois se houvesse essa consciência, cessaria o uso da substância.
- D) o uso abusivo de substâncias envolve seu uso constante, ocasionando prejuízos biológicos, psicológicos ou sociais, porém, não preenchendo os critérios para a dependência de substâncias.
- E) o indivíduo, que apresenta dependência de uma substância, expressa desejo persistente de reduzir ou regular o uso desta; entretanto suas tentativas são sempre frustradas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) o uso abusivo de substâncias envolve seu uso constante, ocasionando prejuízos biológicos, psicológicos ou sociais, porém, não preenchendo os critérios para a dependência de substâncias.
Os transtornos relacionados a substâncias incluem desde transtornos referentes ao consumo de uma droga de abuso, até os efeitos colaterais de um medicamento e a exposição a toxinas. O DSM-IV – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (2002) - trabalha com os seguintes fatores dentro dos Transtornos por uso ou indução de uma substância psicoativa: dependência, abuso, intoxicação e abstinência. No que concerne à dependência, é correto afirmar que
Essa questão está desatualizada, pois foi baseada no DSM-IV.
Para responder, vamos observar o seguinte texto de Lima:
"Podemos definir uso como o consumo esporádico de substâncias; abuso, o consumo associado por algum tipo de prejuízo seja ele, biológico, psicológico ou social; e por fim, dependência como o consumo sem o auto-controle, conforme Laranjeira (2004). Nem todo uso de drogas está associado à dependência."
Agora, veja o que o DSM-V fala sobre as características dos transtornos induzidos por substância/medicamento de forma geral:
"Todos os transtornos induzidos por substância/medicamento compartilham características comuns. Reconhecer tais características é importante para auxiliar na detecção desses transtornos. Elas são:
A. O transtorno representa uma apresentação sintomática clinicamente significativa de um transtorno mental pertinente.
B. Há evidências a partir da história, do exame físico ou dos achados laboratoriais de ambos:
1. O transtorno se desenvolveu durante, ou no prazo de um mês após, a intoxicação ou abstinência de substância ou da administração do medicamento; e
2. A substância ou o medicamento envolvido é capaz de produzir o transtorno mental.
C. O transtorno não é mais bem explicado por um transtorno mental independente (i.e., que não seja induzido por substância ou medicamento). Tais evidências de um transtorno mental independente podem incluir as seguintes:
1. O transtorno antecedeu o início de intoxicação ou de abstinência grave ou a exposição ao medicamento; ou
2. O transtorno mental completo persistiu durante um período considerável de tempo (p. ex., ao menos um mês) após cessar a abstinência aguda ou a intoxicação grave ou a ad-ministração do medicamento. Este critério não se aplica a transtornos neurocognitivos induzidos por substância nem ao transtorno persistente da percepção induzido por alucinógenos, os quais persistem após cessar a intoxicação ou a abstinência agudas.
D. O transtorno não ocorre exclusivamente durante o curso de delirium.
E. O transtorno causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo."
O DSM-V também traz os critérios pertencentes a cada substância (álcool, cocaína, etc.).
Agora, vamos analisar as alternativas.
a) a ocorrência de um único sintoma característico deste fator, reiteradas vezes nos últimos 12 meses, caracteriza o indivíduo enquanto dependente de uma substância.
Uma psicopatologia não é diagnosticada com apenas um sintoma. O DSM-V considera necessário pelo menos 2 sintomas durante 12 meses.
Assertiva Falsa.
b) o “uso” é caracterizado como consumo de qualquer substância, seja para experimentar, uso esporádico ou episódico, o qual sempre leva ao abuso e, depois, à dependência.
Não necessariamente um uso levará ao abuso e à dependência.
Assertiva Falsa.
c) o paciente que apresenta a dependência não tem consciência de que o uso da substância contribua para um problema psicológico ou físico, pois se houvesse essa consciência, cessaria o uso da substância.
O uso pode permanecer mesmo com a consciência dos prejuízos. As tentativas de parar com o uso tem relação com isso.
Veja o que diz um dos critérios do DSM-IV:
"7. Uso continuado da substância, apesar do conhecimento de ter um problema físico ou psicológico que tenha sido causado pela substância."
Assertiva Falsa.
d) o uso abusivo de substâncias envolve seu uso constante, ocasionando prejuízos biológicos, psicológicos ou sociais, porém, não preenchendo os critérios para a dependência de substâncias.
Essa é a afirmativa que está alinhada com o texto supracitado.
Assertiva Correta.
e) o indivíduo, que apresenta dependência de uma substância, expressa desejo persistente de reduzir ou regular o uso desta; entretanto suas tentativas são sempre frustradas.
Essa afirmativa pode ser vista como coerente com o seguinte critério do DSM-IV:
"4. Um desejo persistente ou esforço sem sucesso de diminuir ou controlar a ingestão da substância."
A banca considerou falsa, mas é uma alternativa que pode gerar recursos.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra D.
Deixe um comentário