Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considere um paciente esquizofrênico que relata ser dono de todas as empresas automotivas do país, das companhias de telecomunicações, ter sido político e escrito todas as leis, além de ter agenciado todas as modelos que aparecem nos comerciais de TV e das revistas. Considerando essas características como delirantes, qual é o tipo de delírio apresentado pelo paciente?

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Megalomaníaco.

 

Considere um paciente esquizofrênico que relata ser dono de todas as empresas automotivas do país, das companhias de telecomunicações, ter sido político e escrito todas as leis, além de ter agenciado todas as modelos que aparecem nos comerciais de TV e das revistas. Considerando essas características como delirantes, qual é o tipo de delírio apresentado pelo paciente?

 

Observe os tipos de delírio apresentados por Maria Rodriguez (Cepsim Madrid):

 

"Delírio de Perseguição ou Paranoia: o mais comum de todos. A pessoa que sofre deste tipo de delírio, está convencida que algo de mal vai acontecer, e que está a ser vítima de uma perseguição. Nestes casos, a pessoa considera que está a ser perseguida por inimigos que lhe querem fazer mal. Este dano pode ser físico ou moral. É mais comum na esquizofrenia paranóide, no distúrbio delirante ou na fase maníaca do Transtorno Afetivo Bipolar, mas podem ocorrer em qualquer transtorno psicótico.

 

Delírio de influência ou metacognitivo: o doente crê que seu pensamento é controlado, interceptado ou lido por outra pessoa, um grupo de pessoas ou forças externas. Pode sentir que alguém o controla a distância, ou o contrário, que tem o poder de ler e controlar outras pessoas com o pensamento. Ocorre durante os surtos psicóticos na esquizofrenia.

 

Delírio hipocondríaco ou somático: o doente queixa-se de sintomas, deformações ou defeitos físicos apesar de todos exames médicos normais. Pode ocorrer na depressão psicótica ou na hipocondria. Inclui Síndrome de Cotard em que a pessoa tem certeza que já morreu.

 

Delírio melancólico ou de ruína é frequente na depressão nervosa psicótica. O doente crê-se ameaçado por acontecimentos irremediáveis e que nada pode fazer para evitar sua ruína ou catástrofe.

 

Delírio de grandeza ou megalomaníaco: as pessoas que sofrem deste tipo de delírio consideram-se superiores aos outros em diversos aspectos. Podem considerar-se os reis de todos os seres humanos, que é a única pessoa inteligente que existe no mundo, que é a pessoa mais rica de todas. Consideram-se pessoas especiais, e que a sua existência tem uma grande importância para a humanidade.

 

Delírio de ciúme ou celotípico: O doente, por temer uma infidelidade conjugal, cria uma série de racionalizações que o levam para ideias constante de ciúme, apesar da ausência de evidências. Pode constituir situações de grande periculosidade (agressividade e homicídio), sobretudo em alcoólicos.

 

Delírio místico: ideias de conteúdo religioso como deuses, anjos, demônios, espíritos e avatares. Inclui o delírio messiâniaco, ou síndrome de Jerusalém, em que a pessoa acredita ser o Messias escolhido por Deus para divulgar sua mensagem. Muitos cultos foram criados por delírios místicos.

 

Delirio romântico ou erotomaníaco: a pessoa acredita que outra pessoa, geralmente o médico, psicólogo ou pessoas famosas, estão apaixonados por elas. Por exemplo: um(a) fã fanático que acredita que tem uma relação especial com seu(sua) ídolo(a) e que pequenos gestos inocentes durante as apresentações são expressões de amor especialmente para ele(a).

 

Delírio de referência ou autorreferencial: a pessoa acredita que todos eventos estão relacionadas com ela. Exemplo: 'O universo conspira para que eu cumpra meu destino'. Outros: reformador, invenção, filiação"

 

Com base nisso, encontramos a resposta na Letra B.


a)  Persecutório.
b)  Megalomaníaco.
c)  Ciumento.
d)  Somático.
e)  Depressivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *