O transtorno obsessivo-compulsivo revela-se na seguinte situação:
- A) Maria Luiza, que parece ser excêntrica, nunca demonstra muita emoção. Sempre buscou atividades solitárias na escola e no lar. Não possui amigos íntimos. Nas festas de aniversário na adolescência, ela levava seus presentes a um canto da sala para brincar. Maria Luiza aparenta indiferença ao que as pessoas dizem, nunca teve namorado e não expressavontade de ter relações sexuais. Ela está indo ao consultório de um terapeuta somente porque a suamãe a induziu a fazê-lo.
- B) Cícera fica muito ansiosa só de pensar em interação social. Não leva em consideração elogios e reage excessivamente às críticas, o que alimenta a sensação recorrente de inadequação.
- C) João receia ficar sozinho e busca confiança renovada de sua família e amigos. Apenas um mês após seu casamento conflituoso ter acabado, casou-se com uma mulher que mal conhecia. Ele acha que se exteriorizar qualquer decisão ou iniciativa será abandonado e terá de cuidar de si mesmo. João é muito autocrítico e afirma não possuir inteligência ou aptidões.
- D) O terapeuta percebe que Beatriz ainda não preencheu o formulário de informações, embora tivesse 15 minutos para fazê-lo. Beatriz afirma que primeiro tem de apontar o lápis e retirar as aparas, observa, então, que o apontador não está limpo e que a folha de papel também não está colocada corretamente na prancha.
- E) Rosangela vive sozinha no campo e tem pouco contato com parentes ou quaisquer outras pessoas deuma cidade próxima. Ela está extremamente preocupada com a poluição, receia que produtos químicos nocivos estejam no ar e na água. Se precisa sair, cobre seu corpo com muitas roupas e usa máscara para evitar o ar contaminado. Ela mesmo desenvolveu um sistema de purificação de água e faz suas próprias roupas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) O terapeuta percebe que Beatriz ainda não preencheu o formulário de informações, embora tivesse 15 minutos para fazê-lo. Beatriz afirma que primeiro tem de apontar o lápis e retirar as aparas, observa, então, que o apontador não está limpo e que a folha de papel também não está colocada corretamente na prancha.
Questão interessante, pois nos convida a pensar em um diagnóstico a partir da descrição de casos clínicos. Em questões desse tipo, devemos lembrar do DSM-5 ou CID-10. Vejamos as peculiaridades das alternativas e qual seria o diagnóstico provável para cada uma delas:
a) Maria Luiza, que parece ser excêntrica, nunca demonstra muita emoção. Sempre buscou atividades solitárias na escola e no lar. Não possui amigos íntimos. Nas festas de aniversário na adolescência, ela levava seus presentes a um canto da sala para brincar. Maria Luiza aparenta indiferença ao que as pessoas dizem, nunca teve namorado e não expressa vontade de ter relações sexuais. Ela está indo ao consultório de um terapeuta somente porque a suamãe a induziu a fazê-lo.
INCORRETA. Maria Luiza apresenta traços de Transtorno de Personalidade Esquizoide.
b) Cícera fica muito ansiosa só de pensar em interação social. Não leva em consideração elogios e reage excessivamente às críticas, o que alimenta a sensação recorrente de inadequação.
INCORRETA. A descrição aponta para Fobia Social ou Transtorno de Personalidade Evitativa.
c) João receia ficar sozinho e busca confiança renovada de sua família e amigos. Apenas um mês após seu casamento conflituoso ter acabado, casou-se com uma mulher que mal conhecia. Ele acha que se exteriorizar qualquer decisão ou iniciativa será abandonado e terá de cuidar de si mesmo. João é muito autocrítico e afirma não possuir inteligência ou aptidões.
INCORRETA. A descrição sugere a presença de Transtorno de Personalidade Dependente.
d) O terapeuta percebe que Beatriz ainda não preencheu o formulário de informações, embora tivesse 15 minutos para fazê-lo. Beatriz afirma que primeiro tem de apontar o lápis e retirar as aparas, observa, então, que o apontador não está limpo e que a folha de papel também não está colocada corretamente na prancha.
CORRETA. A descrição aponta para características associadas ao TOC. Beatriz demonstra obsessão por ordem quando afirma que primeiro tem de apontar o lápis; obsessão por limpeza e simetria quando fala que o apontador não está limpo e o papel não está colocado direito na prancha. Esta é a única alternativa que se refere ao TOC e, por isso, será nossa resposta.
e) Rosangela vive sozinha no campo e tem pouco contato com parentes ou quaisquer outras pessoas deuma cidade próxima. Ela está extremamente preocupada com a poluição, receia que produtos químicos nocivos estejam no ar e na água. Se precisa sair, cobre seu corpo com muitas roupas e usa máscara para evitar o ar contaminado. Ela mesmo desenvolveu um sistema de purificação de água e faz suas próprias roupas.
INCORRETA. Os sintomas sugerem a presença de algum transtorno do espectro da esquizofrenia.
Deixe um comentário