Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A incidência dos transtornos alimentares começou a aumentar durante a década de 1950 e no início dos anos 1960, e permanece até os dias de hoje. Assinale a alternativa verdadeira.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Os fatores biológicos, bem como a pressão social para se fazer dieta e exercícios para atingir as quase impossíveis metas do peso, contribuem para o elevado número de pessoas com anorexia nervosa e bulimia nervosa.

Conseguimos selecionar a alternativa mais adequada sem muita dificuldade. Basta fazermos uma leitura atenta das alternativas:

 

a) Os fatores biológicos, bem como a pressão social para se fazer dieta e exercícios para atingir as quase impossíveis metas do peso, contribuem para o elevado número de pessoas com anorexia nervosa e bulimia nervosa.

 

CORRETA. Esta alternativa foi a única que discorreu sobre as possíveis causas dos transtornos alimentares, apresentando fatores coerentes com o tema. Por isso, será nossa resposta. 
 

b) Determinado estudo mostrou que os homens consideram o tamanho corporal feminino muito menor e mais atrativo do que as mulheres consideram.

 

INCORRETA. Não foi encontrado respaldo na literatura para esta afirmação. Além disso, poderíamos eliminá-la pelo fato de não fazer um link com o assunto exposto: transtornos alimentares. A afirmação fica fora de contexto se considerarmos o enunciado. 
 

c) Os antidepressivos ajudam os indivíduos a superar a anorexia nervosa, mas não tem nenhum efeito na bulimia nervosa.

 

INCORRETA. Os antidepressivos tem efeito na bulimia nervosa também. 
 

d) Os indivíduos com síndrome de comer noturno consomem, pelo menos, metade da ingestão diária após a refeição noturna.

 

INCORRETA. Dentre os critérios diagnósticos dessa síndrome estão: anorexia matutina; ingestão maior ou igual a 50% da energia diária após as 19h; despertar para comer ao menos uma vez por noite nos últimos três meses, com consciência do ato; consumo de lanches de alto valor energético nos despertares noturnos; ausência de critérios para bulimia nervosa. Portanto, é necessário um conjunto de critérios para caracterizar a síndrome de comer noturno.

 


Sobre a Síndrome do comer noturno: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732010000100014

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *